Já todos sabemos que quando a velocidade é o mais importante nada bate um SSD, mas há muitos outros aspectos a ter em conta, e por isso os discos rígido tradicionais continuam a ter bastante procura. A HGST, agora pertencente à WD, lança um novo disco SAS de 1.8TB, que também não se porta nada mal e até usa uns truques para ficar mais rápido.
Este Ultrastar C10K1800 é um disco de 2.5" de 1.8TB, de 10000 RPM e com interface SAS de 12Gbps. Um disco com o qual a WD espera conquistar o mercado que valorize o custo por gigabyte em aplicações onde os IOPS não sejam factor crítico que justifique o investimento em SSDs.
Mas para garantir que o desempenho deste C10K1800 não desaponta, a HGST recorreu a um sistema que chama de "media cache" (e que também irá ser implementada nos outros modelos da mesma série C10K).
Sabendo-se que um dos principais factores do desempenho do disco é o tempo que a cabeça demora a posicionar-se nas pistas correctas, este "media cache" consiste em secções dedicadas para servirem de cache distribuídas ao longo do disco. Quando é feito um pedido de escrita de dados, os mesmos são escritos na zona que estiver mais próxima da posição actual, com os dados a serem transferidos para a verdadeira zona de destino posteriormente, quando o disco está "desocupado".
A HGST diz que este sistema funciona bastante melhor que as caches flash de alguns MB quando o disco está sob utilização intensiva, permitindo melhorias de até 2.5x em escritas aleatórias e de 23% em acessos sequenciais comparados com discos sem este sistema. Não é dito quanto espaço está destinado a esta função, mas a HGST diz que este espaço não "retira" espaço ao disco (provavelmente será um disco de 2TB, com 200GB distribuídos pelo disco para esta função... digo eu).
Talvez daqui por algum tempo este mesmo sistema venha a ser implementado nos discos destinados a uso doméstico. Afinal, todas as melhorias feitas para acelerar os discos tradicionais serão bem vindas (mesmo não evitando a nossa recomendação para um SSD como disco principal.)
Sem comentários:
Enviar um comentário