Os Nokia X com Android começaram por ser um rumor que tinha poucas probabilidades de se tornar realidade com a aquisição por parte da Microsoft, até efectivamente chegarem até nós - e mais recentemente já com uma segunda geração melhorada. Se alguns poderiam encarar isso como confirmação da aposta da MS no Android, a decisão do novo CEO vem demonstrar precisamente o oposto.
Num comunicado enviado a todos os funcionários (onde também refere o despedimento de 18000 pessoas), o novo CEO Satya Nadella coloca um ponto final nestas brincadeiras da Nokia com o Android, referindo que também os futuros Nokia X passarão a correr Windows Phone e ser integrados na família Lumia.
Uma decisão que vem ao encontro de todos aqueles que tentavam encontrar algum sentido para a MS apostar num Android que não era Android, e que também nada fazia para consolidar a sua visão de plataforma única e transversal, com apps que funcionariam desde os seus smartphones, aos tablets, aos PC convencionais. Com esta decisão, a MS deverá estar consciente de que está também a condenar (duplamente) à morte todos os actuais Nokia X, assim como os recém anunciados X2.
Duplamente porque, não só a chegada dos X2 e o anúncio de que o novo sistema X não seria compatível com os primeiros equipamentos seria suficiente para angustiar quem tivesse investido nestes equipamentos; como agora se vem a comprovar que também os próprios X2 são uma plataforma sem qualquer futuro, logo à nascença.
Por um lado, parece-me que a MS está a tomar a decisão correcta; por outro lado, não me parece muito justo que isso seja feito à custa dos utilizadores que confiaram na MS e compraram destes Nokia X a pensar que seria um produto "com futuro".
Integrados, é como quem diz...
ResponderEliminarSe têm os 630, não vão criar outro modelo para a mesma gama de produto.
E aproveitam e...... http://www.electronista.com/articles/14/07/17/most.of.the.microsoft.layoffs.to.come.from.nokia.devices.and.services/
ResponderEliminarÉ por esta e por outras que considero ser muito arriscado metermo-nos no vagão da Microsoft ou Nokia agora: a Microsoft anda "perdida" e em vez de dar um suporte contínuo ou pelo menos em parte aos modelos anteriores, basicamente não estão importados.
ResponderEliminarA nokia tem muita qualidade e experiência, e se tivesse abandonado logo de vez o Symbian e ao invés do WP optado pelo Android, mas com menus e Laucher customizado fortemente na boa direcção (graficamente apelativo, leve, fluido e funcional), aí nem teriam sido vendidos.
A Microsoft pelo seu lado, também dá muitos tiros ao lado: cobra(va) demasiado pelos seus SO em dispositivos baratos, pouca iniciativa e retorno monetário aos developers fez com que a plataforma WP tenha poucas apps e jogos, uma miséria comparativamente aos outros.
Enfim ,mais do mesmo.
ResponderEliminarNão tinha mesmo logica nenhuma que tendo a plataforma WP a Microsoft fosse produzir telemoveis Android isso era dar um tiro nos pes.
Por outro lado e,como ja referido nos comentarios,a Nokia deveria logo desde o inicio ter tido visão e, por um lado melhorar a sua plataforma que era boa ou,apostar logo no Android.
Eu sempre disse que no dia em que a Nokia lançasse um telemovel Android iria comprar um,mas não como a desgraça que acabou por lançar.
Por ultimo uma critica bastante negativa a Microsoft pois mais uma vez desilude os seus clientes,primeiro com a passagem do WP7 paro o WP8 que deixou logo os utilzadores do primeiro a "secar" sendo que muita coisa foi alterada e os primeiros equipamentos não eram compativeis com a segunda geração, em segundo mais uma vez todos aqueles que compraram os Nokia X que agora ficam sem apoio,talvez sem actualizações.