2014/07/09

Samsung Gear VR dará uso a smartphones como ecrã

A realidade virtual tem sido um gigante adormecido, mas que após os falsos arranques que foram dados ao longo das décadas, parece estar finalmente prestes a acordar e a revolucionar a nossa sociedade. A Samsung não quer perder esta oportunidade, e em Setembro deverá mostrar já o seu Gear VR.

Embora empresas como a Oculus VR (agora pertencente ao Facebook) estejam a dar bastante que falar com os seus Oculus Rift, praticamente todos os grandes fabricantes estão igualmente a preparar os seus produtos para a realidade virtual. Um dos que parece estar em estado mais avançado é a Sony, que graças à PS4 fica com uma "porta de entrada" para o mercado dos jogos e entretenimento nesta nova "dimensão". Mas enquanto alguns se preocupam em desenvolver óculos de realidade virtual independentes, a Samsung parece optar por outra modalidade que permitirá custos bastante mais reduzidos: usar um smartphone como ecrã.

Um pouco à semelhança dos "Oculus Rift" em cartão que o Google mostrou no Google IO, o Gear VR da Samsung deverá ser pouco mais que um suporte de encaixar na cabeça e onde se poderá colocar um smartphone (Galaxy S ou Note, eventualmente) - permitindo assim aproveitar os ecrãs, sensores e todo o potente processamento já disponível nos dispositivos mobile.

O sistema tem pormenores curiosos, como a existência de um botão que permitirá "ver" o que se passa à nossa frente, usando a câmara do smartphone - evitando estar continuamente a tirar/meter o Gear VR da cabeça sempre que se queira espreitar algo no mundo real (e que também abre as portas à criação de apps de realidade aumentada, combinando imagens reais com virtuais).

Fico curioso por saber que tal será a precisão de um sistema deste tipo - considerando que a Oculus VR já optou por colocar uma câmara externa para fazer o tracking de forma mais fiável no seu segundo sistema de desenvolvimento - mas sabendo-se que a Samsung está a trabalhar em parceria com eles no desenvolvimento deste GearVR, sempre dá alguma credibilidade acrescida ao projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário