No interior dos nossos smartphones e câmaras estão sensores de imagem, em que por muito que variem na sua tecnologia (CCD, CMOS, etc.) têm sempre algo em comum: são planos. Agora, a Sony vem revolucionar esta área, com a criação de um sensor de imagem curvo.
A luta entre lentes esféricas e planos de projecção é uma constante desde tempos imemoriais; e isso deve-se ao facto de que a imagem projectada por uma lente curva, terá também um plano focal teórico "perfeito" igualmente curvo (é por isso que nalguns cinemas temos ecrãs curvos, que prometem uma imagem focada em toda a sua área).
Para compensar este efeito, as lentes têm que ter mais elementos correctivos, tornando-as mais complexas e dispendiosas. Mas mesmo assim é algo que os fotógrados estão habituados a comprovar, bastando olhar para a definição da imagem no centro da lente e compará-la com a que se obtém nas bordas.
Isto é algo que a Sony quer evitar com o seu sensor CMOS curvo, que assim poderá usar lentes mais simples e gerar imagens de maior qualidade (embora por agora apenas tenha disponibilizado uma imagem de amostra ainda sem resolução suficiente para validar a sua eficácia).
Ao que parece, a Sony já está a testar sensores de 2/3" e "full-frame", o que poderá fazer prever que num futuro não muito distante (há quem arrisque dizer que poderá ser ainda este ano) deveremos ver chegar ao mercado novas câmaras da marca nipónica que usem estes sensores curvos como mais valia sobre os seus concorrentes. E não me parece difícil imaginar que haverão muitos fotógrafos interessados em dizer adeus às problemáticas áreas circundantes da imagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário