Os equipamentos electrónicos têm tomado conta da casa, passando de um único PC para vários dispositivos por pessoa, sendo que o PC deixou de ser o principal meio de acesso à internet. Isso tem obrigado a que os produtos de segurança informática se adaptem aos novsos tempos, e a McAfee não é excepção.
A sessão foi conduzida por Mark Vos, WW Consumer Product Marketing McAfee, que como já é habitual começou por enquadrar o evento, fazendo uma análise à evolução que se deu lares nos últimos anos.
Esta diminuição de utilização dos PCs não significa que o mesmo não continue a ser um alvo prioritário para os ataques de malware. Há no entanto outro player que começa a ser o centro das atenções, o Android. Com uma cota de mercado a rondar os 80 % é um alvo cada vez mais apetecível; sendo que a maioria das apps acedem a mais permissões que as que seria suposto para o seu normal funcionamento. Foi dado como exemplo os clones do Flappy Brid, que se constituíram como uma ameaça à segurança dos equipamentos móveis.
A McAfee ouviu os consumidores e não deixa de ser curioso o facto de estes considerarem mais importante o baixo impacto no sistema, do que a eficiência na detecção de ameaças. A privacidade nos smartphones é também uma preocupação.
A gama de produtos para o mercado de consumo para 2015 é constituída por 5 soluções:
- Mobile Security
- Anti Virus Plus
- Internet Security
- Total Protection
- Live Safe
Após o registo no site da McAfee, o utilizador pode utilizar o PC ou até mesmo o smartphone para proceder ao processo de instalação da solução nos seus equipamentos. No final da instalação é apresentado um resumo das funcionalidades disponibilizadas e como as utilizar.
O scan manual ganhou a opção de excluir ficheiros de grande dimensão, diminuindo assim drasticamente o tempo de execução do processo. Estes desenvolvimentos garantiram uma melhoria dos resultados, tendo a McAfee alcançado a pontuação máxima no AV-Test, tanto na aplicação para PC como nas apps móveis.
O iOS recebeu novas funcionalidades, mas a detecção de malware continua a não ser possível devido às limitações impostas pelo sistema, algo que também funciona para que o malware não possa ser instalado sem recurso a truques ninja. Passa a ser possível utilizar a segurança móvel e é disponibilizada uma área segura para guardar fotos e vídeo (hello celebridades!).
No campo do Android, em caso de ligação a redes wireless onde seja detectado spoofing, a ligação e terminada de imediato.
Bem ao jeito do Cerberus, passa a estar disponível um conjunto de funcionalidades (iOS e Android) para detecção de acessos indevidos. No caso do Personal Loker, é necessário uma dupla identificação biométrica, rosto e voz, sendo que é possível autorizar uma segunda pessoa para ter acesso aos dados.
As soluções da McAfee começam nos 29,95€ (1PC) para o Anti Virus Plus e vão até aos 84,95€ para o Live Safe.

Sem comentários:
Enviar um comentário