2014/11/26
Copyright poderá impedir alterações nos automóveis?
Ninguém põe em causa a necessidade dos "direitos de autor"; mas por vezes há que não esquecer os direitos dos consumidores e utilizadores, e é isso que a EFF quer fazer para garantir que as pessoas possam continuar a mexer debaixo do capot dos seus automóveis.
Tal como há utilizadores que se orgulham de levar os seus computadores ao limite, com overclocks e todo o tipo de modificações que desejam fazer; há quem também goste de ter total controlo sobre o que se passa debaixo do capot do seu automóvel. Mas isso é algo que pode estar em risco devido a leis como a DMCA que proíbem que se "dê a volta" a sistemas de protecção - o mesmo tipo de lei que nalguns países impede que quem compra um DVD o possa desencriptar para o guardar no seu computador.
A EFF quer evitar isso e criar um regime de excepção que permita aos utilizadores e oficinas mexer com total liberdade nas unidades de controlo dos motores dos seus automóveis.
São questões que se deverão tornar cada vez mais frequentes no futuro, e também mais complicadas de gerir. Imagine-se um automóvel com sistema de assistência à condução, autónomo ou semi-autónomo; imagine-se que por algum motivo alguma alteração que seja feita possa interferir com o correcto funcionamento do sistema e causa um acidente. Seria um pesadelo na atribuição de culpas... se teria sido isso a causar o acidente ou não.
Mas mesmo assim, acho que será mais importante salvaguardar que os donos tenham a liberdade de modificar os produtos que compram - tal como fazer jailbreak num iPhone, ou instalar uma ROM alternativa no seu Android, ou instalar Linux num PC com venha com Windows pré-instalado. Quando muito, o que poderia acontecer, é que no caso de ser feita qualquer alteração "não-oficial" o sistema automaticamente deixasse de oferecer a garantia de que tudo funcionaria como o fabricante pretendia (e já nos chegam os bugs que impedem que isso aconteça em muitos casos).
Se calhar vão dar um tiro no pé.
ResponderEliminarAnda por aí muita gente com programadores de centralinas e mapas vindos sabe-se lá de onde que não sabem o que estão a fazer.
Resultado: danos no motor, etc. Mais ganham os mecânicos e as marcas.
Com isto, deixa-se de poder mexer na centralina? Ou percebi mal?