2015/03/08

Como criar fotos em super-resolução no Photoshop


Por muitos megapixeis que tenham as câmaras modernas, ao espreitarmos os seus pixeis em detalhe quase sempre descobrimos que a sua nitidez ainda deixa bastante a desejar. Uma forma de resolver isso sem gastar dinheiro é recorrer a técnicas de "super-resolução", onde se combinam múltiplas fotos para obter uma única com melhor qualidade.

Nos filmes e séries estamos habituados a ver exageros a nível do melhoramento de imagens, e onde qualquer imagem de uma câmara de vigilância pode ser ampliada 100 ou 200x sem que perca qualidade. Na vida real as coisas são bem diferentes, e bastará ampliar um pouco as nossas fotos para vermos que afina não são tão nítidas quanto se desejaria.

Apps de super-resolução já existem há muito tempo (até nos velhinho Nokia com Symbian já havia disso) e onde são combinadas múltiplas fotos de modo a obter uma com maior resolução e qualidade. E isso é algo que se pode criar com facilidade usando o Photoshop.

Criar imagens em super-resolução no Photoshop pode ser feito com qualquer câmara, e ao contrário do que se poderia imaginar... nem sequer obriga a que se tenha um tripé. Aliás, é recomendável que não usem um tripé, pois o sistema tira proveito das pequenas variações de posicionamento que acontecerão ao segurar-se na câmara com as mãos ao captar uma sequência de fotografias.

Depois é apenas necessário carregá-las para layers sobrepostos (o Photoshop trata do alinhamento de forma automática, senão terão que o fazer à mão), e combiná-los com diferentes níveis de transparência de modo a que as múltiplas exposições anulem o ruído da imagem e melhorem a resolução.



Por norma poderão obter uma melhoria para cerca do dobro da resolução, assim como uma redução significativa no nível de "ruído" da imagem. Nada mau para algo que pode ser feito com qualquer câmara...

Sem comentários:

Enviar um comentário