2015/04/13

A complicada preservação dos conteúdos em Flash


O Flash é mais um exemplo de uma tecnologia que em tempos era vista como uma das mais avançadas e desejadas na web, permitindo níveis de interactividade nunca antes imaginados e abrindo novos horizontes. Mas a ascensão dos dispositivos mobile veio acabar por ser a sua morte, e agora há quem se preocupe em manter este registo de uma era que vai desaparecendo a cada dia que passa.

Não é a primeira vez que assistimos à dificuldade da preservação de conteúdos digitais que se vão tornando obsoletos (muitas vezes complicando-se ainda mais pela idiotice de quem a deveria promover.) Em tempos o Flash era encarado como a solução para tudo: querem jogos na web? Flash. Querem um site de vendas? Flash. Querem um site que apenas apresente um "work in progress"? Flash.

Como qualquer outra ferramenta ou tecnologia, o Flash foi usado e abusado... algumas vezes bem, criando sites espectaculares que ainda hoje em dia seriam considerados "de referência"; mas muitas mais vezes, mal... contribuindo também para a má fama de que o Flash era pesado, ineficiente, e fazia "acelerar" as ventoinhas dos computadores.

Agora, há quem se dedique a tentar preservar esta era, recolhendo os ficheiros SWF que em tempos eram tão populares (e ainda vão sendo, particularmente nos sites de jogos na web - mas que também se irão ressentindo da maioria das pessoas recorrer aos seus smartphones para os jogos casuais). Para além do mais, a fácil "pirataria" dos ficheiros Flash levou a que muitos developers investissem em complicados métodos de defesa, que agora, anos mais tarde, tornam praticamente impossível que se possam manter cópias funcionais desses conteúdos. (Mais um caso que demonstra a idiotice de toda e qualquer forma de DRM e "anti-cópias".)

Mas pronto, se calhar acabam por ter o que merecem... ficando esquecidos para sempre, sem que sequer reste a sua memória num qualquer arquivo que ainda se preocupava em tentar mantê-lo para as gerações futuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário