A TP-LINK apresentou os seus resultados em 2014, numa sessão que teve a participação de António Robalo de Almeida, um homem há muito ligado às telecomunicações, que partilhou com a audiência a sua visão sobre a banda larga e o 4G. Destaco uma frase em particular que está em perfeita sintonia com aquilo que há muito dizemos: "a voz está morta, os clientes querem dados". Sem dúvida que os operadores bem que poderiam estar atentos às suas palavras...
Os números apresentados (fonte IDC) são dignos de registo, tendo a marca registado um crescimento de quase 40% em Portugal (14% a nível mundial), com mais de 278 mil unidades vendidas. A maioria do seu mercado continua a ser orientado para o consumidor final, mas ainda assim há também uma percentagem razoável de clientes do sector empresarial.
Extensores de sinal e power line (PLC) continuam a ser os equipamentos mais vendidos, com cerca de 26% e 23%, respectivamente. A aposta no Wifi 802.11ac e LTE, melhoria no apoio ao cliente e um forte compromisso com o canal são os três vectores estratégicos da marca em portugal - à qual se soma a aposta em novas áreas que vão tendo cada vez mais interesse por parte dos consumidores, como material para as "casas inteligentes".
A aposta vai estar distribuída por vários sectores:
- Casa inteligente - câmaras, interruptores, tomadas e portal na nuvem.
- Entretenimento em casa - colunas bluetooth e equipamentos multimédia
- Acessórios - powerbanks, USB HUB e servidores de impressão
- Rede doméstica - routers, switches e adaptadores de rede
- Expansão da rede - PLC e extensores wifi
- Wifi Móvel - modem LTE Cat 6
- Potência elevada - equipamentos destinados a grandes espaços
- Soluções empresariais - wifi indoor e outdoor, com PME como alvo
Em termos de novidades, destacamos o router Archer C3200, o qual parece vindo directamente da guerra das estrelas; o Touch P5 com ecrã táctil; o PLC AV1200 que chega aos simpáticos e teóricos 1,2Gbps e extensores WiFi 802.11 AC.
Parte destes artigos já está disponível no mercado nacional, com os restantes a terem chegada prevista ao nosso país ao longo dos próximos meses - alguns dos quais terão certamente direito a análise aprofundada aqui no Aberto até de Madrugada. :)
[por Luis Costa]
Eu adorava que a TP-Link lançasse hotspots WiFi com ligação gigabit...
ResponderEliminar