2015/07/13
Novo vídeo do HoloLens já é mais realista quanto ao seu campo de visão
Ninguém nega as imensas potencialidades que óculos de realidade virtual e realidade aumentada irão ter no futuro, mas há que estar consciente das limitações tecnológicas que actualmente impedem que se tenha aquilo que se deseja. No caso do HoloLens da microsoft, o seu último vídeo já tem um pouco mais de cuidado quanto às expectativas que tem criado.
Já tínhamos criticado o facto da MS estar a mostrar-nos vídeos a simular a visão do HoloLens mostrando coisas bem diferentes daquelas que os seus óculos podiam criar. O ponto principal era o seu campo de visão reduzido, que torna a experiência bem diferente daquela que a MS fazia passar com os vídeos, de um expansivo mundo virtual sobreposto no mundo real. Mundo que, na realidade, se limita a uma pequena janela visível sobre o mundo real.
E parece que também a Microsoft achou que seria necessário aproximar a imagem criada ao que o HoloLens é capaz de proporcionar, com o seu mais recente vídeo a mostrar-nos exactamente isso: um campo de visão mais reduzido e que "corta" os elementos assim que desviamos ligeiramente o olhar.
A pior parte será talvez o facto da MS dizer que mesmo na versão final dos HoloLens não é previsível que este campo de visão venha a aumentar significativamente (por culpa da tecnologia actual disponível). Mas penso que mesmo assim, será melhor não criar expectativas que depois corram o risco de desapontar que for experimentar os HoloLens pensando que serão tudo aquilo que imaginou. Já sabemos que nisto da tecnologia, o tempo normalmente se encarrega de resolver os problemas que têm que ser resolvidos. (E onde por "tempo" me refiro a todas aquelas pessoas com capacidade de tornar o impossível possível! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário