O Google Classroom não é propriamente novidade, pois já tem algum tempo em actividade, mas só recentemente deixou de estar reservado para as contas "G Suite for Education". No mês passado a Google abriu as portas deste produto a todos os que tivessem uma conta Google, mas a partir de agora, o serviço passa a estar disponível para quem o pretender utilizar, sem as restrições que anteriormente o caracterizavam.
Com este serviço, qualquer pessoa pode criar e gerir aulas e testes, mas as suas potencialidades vão para além disso.
Professores e estudantes têm estado a testar esta ferramenta nas últimas semanas, facto que terá servido de preparação para esta abertura de portas a todos os utilizadores. A Google destaca três cenários no artigo que dedicou ao Google Classroom, que podem servir de exemplo das suas capacidades:
- Um curso de design gráfico para adultos com recurso o Google Drawings - não perde uma oportunidade para se auto promover ;) ;
- Programas escolares para apoio e seguimento dos trabalhos de grupo;
- Gestão de um grupo de interesses, com os alunos a juntarem-se para discutir os temas da sua preferência.
O ensino à distância parece assim um destinatário privilegiado, com o Google Classroom a servir de ligação entre a escola e os alunos. Podem fazer download da app no Google Play, ou aceder directamente ao site.
Por: Luis Costa
Vamos ver quanto tempo teremos até aparecer alguém a tentar proibir a utilização deste tipo de ferramentas...
ResponderEliminar