2018/04/19
T-Mobile usou toques falsos de "chamadas" que não conseguia efectuar
Os operadores de telecomunicações têm uma relação "complicada" com os clientes, e incidentes como este da T-Mobile fazem-nos temer que essa situação nunca venha a mudar, a avaliar pelas coisas a que são capazes de chegar para enganar os clientes.
A T-Mobile foi multada em 40 milhões de dólares por inserir "sons de chamada" falsos em chamadas que não conseguia efectuar. Ou seja, quem fazia a chamada ouvia o som indicativo de que no destino o telefone estava a tocar, como normalmente acontece, só que na realidade a chamada não tinha sido concluída e a a pessoa a quem se destinava não ouvia qualquer sinal de que lhe estavam a telefonar.
Esta situação afectava zonas rurais onde a rede da T-Mobile era mais fraca, e afectou centenas de milhões de chamadas ao longo de vários anos - pelo que suspeito que a multa de 40 milhões até acabe por ser um pequeno valor a pagar face ao dinheiro que pouparam...
A utilização destes toques de chamada falsos já tinha sido proibida pela FCC norte-americana em 2014, e a T-Mobile chegou ao ponto de garantir que tinha acabado com isso depois dos clientes se queixarem que isso continuava a ser feito. Após as queixas continuadas, uma investigação da FCC lá acabou por confirmar que de facto a empresa continuava a enganar os clientes com essa técnica... resultando agora nesta multa de 40 milhões de dólares, tendo que acabar com isso num prazo de 90 dias e enviar uma relatório anual a confirmar "que se está a portar bem".
... Se são capazes de enganar os clientes e mentir descaradamente aos reguladores... como se pode evitar pensar quantas outras coisas faltarão descobrir?

As operadoras de telecomunicações são as Mafias dos nossos tempos!
ResponderEliminar"...tinha acabado com isso depois dos clientes queixarem-se que isso continuava a ser feito."
ResponderEliminarEm português corre(c)to é "...depois dos clientes SE queixarem...".
Não custa nada.
Não custa não... mas escrever de madrugada tem efeitos curiosos quando se dormem poucas horas por dia, e isso já custa mais um pouco. :)
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarAqui no Brasil a TIM desligava propositalmente as ligações "ilimitadas" depois de certo período em conversação!
ResponderEliminar