2018/04/19

T-Mobile usou toques falsos de "chamadas" que não conseguia efectuar


Os operadores de telecomunicações têm uma relação "complicada" com os clientes, e incidentes como este da T-Mobile fazem-nos temer que essa situação nunca venha a mudar, a avaliar pelas coisas a que são capazes de chegar para enganar os clientes.

A T-Mobile foi multada em 40 milhões de dólares por inserir "sons de chamada" falsos em chamadas que não conseguia efectuar. Ou seja, quem fazia a chamada ouvia o som indicativo de que no destino o telefone estava a tocar, como normalmente acontece, só que na realidade a chamada não tinha sido concluída e a a pessoa a quem se destinava não ouvia qualquer sinal de que lhe estavam a telefonar.

Esta situação afectava zonas rurais onde a rede da T-Mobile era mais fraca, e afectou centenas de milhões de chamadas ao longo de vários anos - pelo que suspeito que a multa de 40 milhões até acabe por ser um pequeno valor a pagar face ao dinheiro que pouparam...

A utilização destes toques de chamada falsos já tinha sido proibida pela FCC norte-americana em 2014, e a T-Mobile chegou ao ponto de garantir que tinha acabado com isso depois dos clientes se queixarem que isso continuava a ser feito. Após as queixas continuadas, uma investigação da FCC lá acabou por confirmar que de facto a empresa continuava a enganar os clientes com essa técnica... resultando agora nesta multa de 40 milhões de dólares, tendo que acabar com isso num prazo de 90 dias e enviar uma relatório anual a confirmar "que se está a portar bem".

... Se são capazes de enganar os clientes e mentir descaradamente aos reguladores... como se pode evitar pensar quantas outras coisas faltarão descobrir?

5 comentários:

  1. As operadoras de telecomunicações são as Mafias dos nossos tempos!

    ResponderEliminar
  2. "...tinha acabado com isso depois dos clientes queixarem-se que isso continuava a ser feito."

    Em português corre(c)to é "...depois dos clientes SE queixarem...".

    Não custa nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não custa não... mas escrever de madrugada tem efeitos curiosos quando se dormem poucas horas por dia, e isso já custa mais um pouco. :)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Aqui no Brasil a TIM desligava propositalmente as ligações "ilimitadas" depois de certo período em conversação!

    ResponderEliminar

[pub]