2019/10/04

Moey vs Revolut vs N26 vs Bunq vs Monzo


Os serviços de dinheiro digitais são cada vez mais, e um dos nossos membros da comunidade AadM deu-se ao trabalho de criar uma tabela comparativa para ficarmos a saber os prós e contras de serviços como o Moey, Revolut, N26, e outros.


Como se compara o Moey! - o "Revolut português" - aos grandes?

O Moey! apresentou-se como "a primeira solução bancária digital 100% Made In Portugal 100% mobile e sem comissões de adesão/manutenção" mas, como se compara aos gigantes internacionais? Deixo um comparativo que fiz, resultado secundário de tentar acompanhar, perceber e experimentar estas novas coisas que vão aparecendo.

O resultado pode não ser justo, pode estar incorrecto e a ideia não é que se escolha o melhor produto. É simplesmente consequência secundária de me ter fartado de explicar várias vezes o mesmo a quem me perguntava quais eram as diferenças ou o melhor.



A minha opinião pessoal? O Moey! é absolutamente interessante e entra mesmo a tempo de dar resposta à maior lacuna de todos os outros: a incompatibilidade das soluções internacionais nos terminais que existem em portugal (que aqui já tinha sido falado)

O facto do Moey! estar debaixo da asa da Caixa Agrícola fez comigo toda a diferença: sítios que não conseguia pagar com o N26 / Revolut consigo pagar com o Moey!, e sendo ele um 'clone' (no bom sentido) das funcionalidades e interface do Revolut é uma situação que acaba por funcionar a seu favor.

A ideia é o documento ser colaborativo. Adicionar conteúdo ou corrigir pode ser feito via comentários que integro no documento.

Por: Guilherme C.

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Bem esgalhado!!
    Pessoalmente utilizo o Revolut. O facto de dar para poder pagar o com o telemóvel/relógio, foi o que me fez começar a utilizar esse serviço...

    Depois desta comparação talvez arranje um cartão do moey para testar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho os dois. Com revolut muitas vezes apanhei "TPA sem contrato" ou "Sem contrato" costumam ser os erros mais comuns. Já com o Moey! é 100% compatível com o âmbito nacional.

      Algumas features do Revolut com compatibilidade nacional

      Eliminar
  3. Muito bom! Acho que vou fazer um cartão moey para testar o Apple Pay.

    ResponderEliminar
  4. Tenho o revolut e por incrível os únicos sítio que tive problemas foi em Portugal. Simplesmente por não usarem terminais Visa. Irlanda, UK, América latina, nem um problema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um problema que não é culpa do revolut, mas que devido ao contexto da realidade portuguesa, da sibs e da rede multibanco limita (e em muito) os pagamentos com cartões tipo o revolut.

      Felizmente o Moey! não sofre deste mal.

      Eliminar
    2. Diria que é problema do cartão, pois nao tem multibanco que é a rede portuguesa, o que acontece é os comerciantes tem pos apenas com multibanco, logo cartões estrangeiros sao recusados.

      Eliminar
    3. Quando nao se fala do que sabe, diz-se disparates. A sibs é a rede portuguesa. Eles nao limitam nada, os comerciantes é que apenas fazem contratos pos apenas com multibanco, pois as taxas cobradas pelas redes visa e mastercard sao na ordem dos 2,5% e 3% das compras, pos so com o multibanco o comerciante paga 0.5% de taxas. Logo é opcao do comerciante e nao da realidade portuguesa. Antes de escreverem, informem-se. Evitam escrever disparates

      Eliminar
    4. E mais é provlema da revolut, pois se eles quiserem adicionam o servico multibanco ao servico do seu cartão, o que nao o fazem! Informem se antes de escrever disparates.

      Eliminar
    5. Obrigada pelo esclarecimento Unknown. Mas o incentivo a não adicionar a rede VISA/Mastercard não é incentivo dos proprios vendedores dos terminais?

      Seja qual seja a razão, é uma particularidade em Portugal, e muito frustrante para os Revoluts/N26. E que muito felizmente uma limitação/constrangimento que o Moey! não tem

      Eliminar
  5. O Moey! tem muito potencial, mas a app ainda está cheia de bugs..

    ResponderEliminar
  6. O grande problema no meu ver (por acaso já fiz a pergunta) é não permitir depósitos em numerário. É uma grande lacuna e que se poderia resolver com o CCA passar a disponibilizar caixas automáticas de depósitos em numerário.

    Ou, em alternativa, passarmos a ter, no futuro, lojas Multibanco e, aí, passarmos a ter a disponibilidade de realização de depósitos eletrónicos via numerário.

    É claro que se começa a favorecer o uso de dinheiro eletrónico mas isso é importante que se perceba que há muita gente que não usa dinheiro eletrónico ou não recebe os pagamentos de modo eletrónico.

    ResponderEliminar
  7. O Moey esta limitado a 40 transaccoes mensais... E a convesao de moeda? Tambem é como o Revolut?

    ResponderEliminar
  8. Excelente artigo!

    Muito obrigado por toda a partilha. Seria ainda melhor se todos os comentadores procurassem ser simpáticos e construtivos, guardando as críticas destrutivas e o apontar de falhas para si mesmos como forma de melhoria.

    Gostaria de saber a vossa opinião acerca da VIABUY e se seria possível compará-la com os restantes produtos em análise.

    Muito obrigado mais uma vez!

    ResponderEliminar
  9. I’m unable to open an account. Their online verification system requires a Residence Card or Citizens Card and the problem with that is that residents like myself, of an EU-based nationality, are not issued with Residence Cards. We’re issued with Residence Certificates and the system Moey uses for verification is incapable of verifying certificates or passports. So in order to open an account with Moey I have to wait 5 years until I get my Permanent Resident Card or until they upgrade their verification system to handle passports and Residence Certificates.

    The irony is that family members of a non-EU nationality are issued with Residence Cards, so they would be able to open Moey account. But I have to wait 5 years.

    ResponderEliminar
  10. Ao moey! ainda lhe falta uma aplicação web ou PC (W10) que dá muito jeito, assim como descarga de movimentos em excel.
    O problema dos outros, à exceção do Activobank, é terem IBAN não nacionais (PT50) o que implica custos de transferência para carregar as contas, sendo consideradas transferências internacionais.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Também tenho Moey. Muito fixe...

    ResponderEliminar