2015/05/22

Testa a tua ligação de internet para ver se tens traffic shaping


As ligações à internet tem evoluído ao longo do tempo, mas nem sempre os operadores fornecem aquilo que é contratado. Felizmente, há testes que podem rapidamente revelar se a nossa ligação cumpre realmente com o anunciado, ou se estamos a ser alvo de traffic shaping abusivo.

O traffic shaping é uma medida de gestão da rede que tem por objectivo evitar que um utilizador ou equipamento possa estragar a utilização de outros. É uma medida normal e necessária, mas que infelizmente fica conotada negativamente devido ao abuso que alguns operadores fazem, para limitar o acesso a serviços - na maior parte das vezes de forma dissimulada, e negando fazê-lo mesmo quando confrontados com isso directamente.

Mas para não se estar dependente do "diz que disse", há testes como este Internet Health Test que revelam as verdadeiras condições da nossa ligação de internet. (Actualização: também podes experimentar o FAST da Netflix)

Quando alguém questiona um operador sobre a velocidade da sua ligação não ser aquela que contratou, a maioria deles direccionará os utilizadores para testes de velocidade com servidores colocados dentro da própria rede. Neste teste, as comunicações são feitas com vários servidores fora da rede do operador, dando um valor mais fiável das velocidades reais que se poderão ter na realidade.

Dito isto, importa referir que não se devem ter grandes ilusões. Os operadores não têm ligações que permitam suportar todos os clientes a aceder simultaneamente ao máximo da velocidade contratada - nem se deverá/poderá exigir isso. Por isso, um pouco de bom senso e moderação é recomendável... mas sem isto signifique que se deva aceitar uma ligação que continuamente está sempre abaixo do que foi contratado - ou que interfira deliberadamente com certo tipo de tráfego (P2P, streaming, jogos, etc.)


Depois não te esqueças também de verificar se o teu router não está a desviar o tráfego.

10 comentários:

  1. Bem, isto deu para perceber que mudar para 100 Mbps da Vodafone à custa de reiniciar a fidelização não mudou nada. Tenho net a 49 Mbps....

    ResponderEliminar
  2. NOS 30 Mbs dá 29,67 valor médio de 5 testes. Não está mal, não senhor.

    ResponderEliminar
  3. No meu caso na NOS no plano 100mbs deu:
    Fastest test: 7.39 Mbps
    Slowest Test: 76.39 Mbps

    Acho pouco...

    ResponderEliminar
  4. A vodafone 100 é um caso estranho. No speedtest a velocidade varia MUITO de servidor para servidor e o valor mais alto que consegui, 94 Mbps, nem sequer é num servidor vodafone.

    ResponderEliminar
  5. Retiro o que disse. O cabo de rede pelo qual fiz o teste ou está mal cravado ou é muito logo. Ligado por um cabo curto directamente á porta Gigabit a net vodafone da-me isto na maioria dos servidores, vodafone ou não.

    http://www.speedtest.net/my-result/4380167595

    ResponderEliminar
  6. NOS 100Mb, deu 110.27 Mbps. E é à volta do que costuma dar sempre que testo.
    Not bad. :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Carlos, pelo link.
    No entanto, já resolvi o meu problema. Vou informar o grupo.

    ResponderEliminar
  8. O Teste não funciona não passa do estado de preparing!

    ResponderEliminar
  9. o mesmo aconteçe comigo a nos esta a ser uma merda tenho 60mgbs contratada e so navigo com 26

    ResponderEliminar
  10. Como as operadoras não garantem a velocidade contratada fora da sua rede, fico satisfeito com os 40 megas. Dá pra jogar online perfeitamente e mais umas coisitas se é que me faço entender :P

    ResponderEliminar