2014/03/09

10 links do Google que todos deviam conhecer


Sabiam que é possível criarem uma conta do Google usando um email sem ser do Gmail; que o Google sabe a vossa idade, sexo, e interesses para vos apresentar os anúncios mais adequados; que é possível definirem quanto tempo querem que o Google deixe passar até que considere a vossa conta inactiva; e muito mais? Estes são 10 links de acesso a diversas definições e funções do Google que todos os utilizadores deveriam conhecer e guardar para referência.



1. Criar uma nova conta do Google com qualquer email
Quando tentam criar uma nova conta do Google, o processo normal irá utilizar um endereço @gmail.com como nome da conta. Mas se já têm outro email que usam habitualmente como username, poderão fazê-lo usando o seguinte endereço para criarem a vossa conta do Google.

https://accounts.google.com/SignUpWithoutGmail


2. Definições da publicidade
Às vezes nem nos lembramos de quanto o Google sabe sobre nós. O Google recorre a diversas formas para descobrir tudo o que pode sobre os utilizadores (como o perfil do Google+), incluindo a idade, sexo e interesses para apresentar publicidade direccionada. O seguinte endereço revela o que o Google sabe sobre cada utilizador.

https://www.google.com/ads/preferences/


3. Exportar todos os dados
Se alguma vez sentirem necessidade de se mudarem para outros serviços, o Google disponibiliza uma ferramenta para exportação de email, fotos, vídeos do YouTube e outros. Bastará darem um salto ao Google Takeout para terem acesso a tudo isso.

https://www.google.com/takeout


4. Fazer queixa de conteúdos copiados
Se colocam conteúdos na Internet, terão que enfrentar a possibilidade de alguém vos copiar os conteúdos de forma não autorizada. Se alguém o fizer num dos sites do Google (Blogger, Google+, YouTube. etc) poderão fazer uma queixa DMCA para que o Google remova esses conteúdos e penalize os sites que o fazem.

https://support.google.com/legal


5. Ver o histórico da vossa localização
Se usam um Android ou um iPhone com o serviço de localização do Google activado poderão ficar assustados com aquilo que o Google acumula sobre vocês. Um salto a este URL permite saber por onde andaram hoje, ontem... e em qualquer outro dia do passado (por vezes dá jeito para saber por onde andaram no dia X/Y/Z). É também possível exportar estes dados em ficheiros KML que poderão ser vistos no Google Earth e Google Drive.

https://maps.google.com/locationhistory


6. Ver histórico das pesquisas
Se em vez do sítio por onde andaram querem reencontrar aquilo que pesquisaram no Google em determinado dia, também é possível. Basta darem um salto ao histórico das pesquisas.

https://history.google.com


7. Mudar tempo de inactividade e definir mensagem "após a morte"
Se não fizerem login na vossa conta do Google por um período de 9 meses, o Google poderá encerrar a vossa conta. No entanto é possível mudarem isto, para um período de 3 a 18 meses. Ideal para quem usa contas secundárias redireccionadas para uma conta principal, e que assim poderão ficar ano e meio sem que lá tenham que regressar. Também poderão definir uma mensagem automática a ser enviada para um conjunto de pessoas de confiança, no caso de não fizerem um login durante determinado tempo - sim, uma mensagem de "adeus" no caso de chegar a vossa hora.

https://www.google.com/settings/account/inactive


8. Verificar actividade suspeita na vossa conta
Se suspeitam que alguém possa estar a usar a vossa conta do Gmail, um salto à página de actividade mostrará quem tem acedido à vossa conta, de que IP, e a sua localização aproximada.

https://security.google.com/settings/security/activity


9. Lista de app, extensões e scripts com acesso aos vossos dados
Muitas vezes, apps e sites pedem-nos acesso a alguns dados do Google. Por vezes esquecemos da quantidade que se vai acumulando, mas o seguinte link revela-os todos. Ideal para visitar de tempos a tempos e remover tudo aquilo que já não fizer sentido lá estar (incluindo alguns dispositivos Android/iOS que poderão já nem possuir mas ainda lá permanecem).

https://security.google.com/settings/security/permissions


10. Fazer reset da password de administração para utilizadores Google Apps
Para os utilizadores Google Apps, no caso de algum hacker se apoderar da vossa conta, poderão fazer um reset da password de administração. Para isso terão que confirmar que são os legítimos donos do domínio em questão, criando um registo CNAME no vosso DNS.

https://admin.google.com/<inserir dominío aqui>/VerifyAdminAccountPasswordReset


Agora aproveita e espreita o restante top 10 das dicas para descobrires outras coisas úteis. :)

[via Labnol]

9 comentários:

  1. O link do ponto 10 não está a funcionar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é óbvio!
      O link tem a indicação "inserir domínio aqui" que deverá ser substituído pelo domínio que está a ser utilizado no Google Apps ;-)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Obrigado pela partilha destes links, desconhecia alguns e graças a este post descobri que a minha conta tinha sido invadida recentemente.

    ResponderEliminar
  3. Dicas muito úteis... a ter presente, daqui para a frente :)

    ResponderEliminar
  4. Boa lista de links, alguns bem uteis, daqueles que só sabemos a falta que nos fazem depois de sabermos que existem :)

    ResponderEliminar
  5. 8.» No meu diz que iniciou nova secção em Lisboa,nem se quer la estive, é para levar a serio?não me acredito! lol

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar