2019/05/08

O que é o código CVP para a portabilidade?


O processo de portabilidade de um número de telefone para outro operador vai passar a ser feito em apenas 1 dia útil a partir de 11 de Maio, e para isso bastará fornecer o CVP - o Código de Validação de Portabilidade.

Muitos portugueses já terão ficado intrigados com uma mensagem enviada pelo seu operador com a indicação de código CVP, mas não têm que ficar alarmados. Não se trata de nenhuma tentativa de phishing, mas somente da entrada em vigor do novo sistema agilizado de portabilidade que reduzirá as complicações tradicionalmente associadas à transferência do número de telefone para outro operador.

Não faltam histórias de horror de pessoas que ficaram no limbo durante o processo de transferência, com o novo operador e o antigo a trocarem culpas e desculpas entre si, mas com o prejudicado a ser o cliente. Histórias que levaram a ANACOM a avançar com o novo sistema de portabilidade, que entra em vigor a 11 de Maio e onde será preciso apenas o código CVP para permitir que os portugueses possam mudar os seus números para outro operador literalmente de um dia para o outro, sem necessidade da papelada habitual. (Este processo tornar-se-á ainda mais simples quando os eSIM estiverem mais disseminados, dispensando a necessidade de um cartão SIM físico.)

O código CVP apenas é necessário no caso de quererem mudar de operador mantendo o número actual, e será disponibilizado via SMS, nas facturas mensais, áreas de cliente na internet, ou ainda através do contacto presencial nas lojas ou serviço de apoio telefónico do operador. De notar ainda que, dependendo dos contratos, poderá estar disponível um CVP por número de telefone, ou englobando vários números de telefone associados.

No caso de atrasos e interrupções de serviço por motivo de portabilidade, os clientes terão direito a uma compensação de €2.50 por dia. Também de referir que actualmente já não serão utilizados os avisos de que se está a ligar para um número de outro operador a não ser que isso seja expressamente pedido pelo cliente.

5 comentários:

  1. em teoria.. estou ha 13 dias para resolver um problema de portabilidade entre a Vodafone e a nowo. a nowo pediu-me o codigo CVP e a Vodafone diz que nao sabe o que se trata e liga todos os dias com ofertas para manter o cliente. como ja estou farto vou mudar para os carregamentos da nowo. back to basics, para contolar os custos escondidos das promocoes da vodafone.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo artigo!
    Recebi há dias a SMS com o código e fiquei a pensar para que raio servia aquilo...
    Pesquisei por alto e vi que era referente à portabilidade, mas fiquei sem saber onde obter o código caso perdesse a SMS.
    Agora está explicado :)

    ResponderEliminar
  3. A UZO (MEO/ Altice) enviou esse código, a Vodafone é que ainda não.

    Contudo se a mensagem fosse apagada e não tivesse guardado em outro lugar, não seria possível encontrar a informação naquela inutilidade que é o portal do cliente UZO! Antigamente dava para fazer várias configurações online, agora não dá para fazer nada... passou do melhor ao pior graças à Altice que se mexe é só para fazer pior.

    A Vodafone não tem tal informação na área de cliente, que de resto tal como na Uzo agora, aquilo pouca utilidade tem!

    ResponderEliminar