2019/05/08

Como navegar na rede Tor no iPhone


Utilizar a rede Tor para navegar de forma realmente anónima na internet é bastante simples, mas há que recorrer a uma app que seja confiável, como é o caso do Onion Browser para iOS.

Sabendo-se que os utilizadores estão constantemente a ser monitorizados em tudo o que fazem na web, há cada vez mais pessoas que fazem questão de proteger a sua privacidade. A rede Tor utiliza computadores de voluntários para servirem como intermediários para aceder à internet, de modo a que, no ponto de origem, nem o próprio operador de internet tenha forma de saber a que site é que o seu cliente está a visitar; e no ponto de destino, o site em questão não saiba de onde é que o visitante está a aceder.

O problema é que, ao se pesquisar por Tor na App Store, não faltam apps a prometer a protecção do TOR (e VPN), quase sempre associadas a um serviço pago recorrente, e nem sempre dando garantias quanto à sua real segurança.

[várias apps "Tor" que surgem numa pesquisa na App Store]

Felizmente a solução é simples. A app que procuram é o Onion Browser de Mike Tigas, completamente gratuito, e que é uma das apps que se pode considerar de total confiança para o efeito.

A sua utilização é basicamente "instalar e usar", sendo apenas necessário dizer se queremos aceder directamente à rede Tor (recomendado) ou, no caso dessas ligações serem bloqueadas pelo operador ou pela rede onde estamos actualmente, tentar a utilização de vários proxy que, à partida, permitirão contornar esses bloqueios.

Falando de bloqueios, a rede Tor é também utilizada (para além da questão do anonimato e privacidade) para contornar filtros de censura e de bloqueios a sites, pelo que, nem se seja apenas por isso, faz com que este Onion Browser mereça ter um lugar na pasta de apps a manter em todos os equipamentos iOS.


P.S. O browser Brave poderá também ser uma opção, já que está prometido que o modo privado via Tor que foi implementado na versão desktop estará também a ser preparado para as versões Android e iOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)