2019/05/08

Notícias do dia

Arranque do Google I/O 2019 apresentou Pixel 3a, Nest Hub Max, e mais; NOS começa a cobrar "mensalidade" em tarifários sem mensalidade a partir de Junho; Android Q perde a vergonha e copia gestos de navegação do iPhone; Microsoft ElectionGuard promete votos electrónicos seguros e privados; a infeliz demonstração falhada da Apollo 11 no Hololens 2; análise ao Huawei P30 Lite; e ainda a conspiração no YouTube que ajudou a matar o IE6.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos livro FCA escolhido para oferecer esta semana: Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações. Não deixem de participar.

Crianças pressionadas a gastar dinheiro em "skins" no Fortnite



Noutros tempos, crianças e adolescentes nas escolas podiam ser gozadas por não terem terem roupa ou calçado "de marca"; hoje em dia, verifica-se a mesma coisa relativamente às "skins" do Fortnite. São cada vez mais as crianças e adolescentes que se sentem pressionadas a comprarem skins para os personagens do jogo, já que jogar com os personagens normais irá torná-los em "excluídos" por parte dos seus colegas que investiram nesses conteúdos.

... Considerando as conversas que ouço entre miúdos, posso garantir que é um fenómeno que também ocorre cá em Portugal, e que frequentemente domina as conversas de balneário.


Hackers roubam 40 milhões de dólares em Bitcoins da Binance



As criptomoedas têm estado longe da euforia de outros tempos, mas ainda assim continuam a ser um alvo muito desejado. Que o digam os hackers que roubaram mais de 40 milhões de dólares em Bitcoins da Binance, e que terão conseguido aceder até aos códigos 2-factor dos utilizadores.

Considerando que nos últimos meses os Bitcoins têm estado a subir consideravelmente, é de prever que casos como estes se comecem a intensificar no futuro. Agora a grande questão é saber se este é o início de uma subida para os valores que já teve, ou se apenas uma "falsa subida" que precede uma nova queda. Seja como for, para quem tiver comprado em Fevereiro, já quase duplicou o investimento.



Oukitel prepara novo K12 com bateria de 10000mAh



A Oukitel tem continuado a apostar no segmento dos smartphones com baterias de grande capacidade, sendo que o seu novo K12 virá equipado com uma bateria de 10000mAh e desta vez adoptando um ecrã full-screen com notch reduzido em forma de gota.

Com um ecrã FHD+ de 6.3", CPU Helio P35 octa-core, 6GB + 64GB, câmara traseira de 16MP+2MP, câmara frontal de 8MP e Android Pie, será um modelo que dará continuidade aos modelos de grande capacidade da marca. Para que não se fique demasiado tempo à espera, este K12 virá equipado com um carregador de 5V/6A (30W) que promete recarregar a bateria completamente em apenas 2 horas - e depois disso, contar com autonomia para uma semana de uso.


Produção de discos rígidos deve cair para metade em 2019



Continuando a tendência dos últimos anos, a Nidec - o maior fabricante dos motores utilizados nos discos rígidos - prevê que o número de discos produzidos em 2019 caia para cerca de metade em relação a 2010.

A estagnação do mercado dos PCs (com a proliferação dos smartphones e tablets), assim como a transição para os SSDs acaba por ter este efeito. Em contrapartida, o segmento dos discos externos e os discos para o sector empresarial (datacenters) continua bastante saudável, mesmo se não permite atingir o mesmo volume que se verificava há uns anos atrás. (E por falar em discos externos... não se esqueçam dos indispensáveis backups, de preferência antes de se arrependerem de não os ter!)

Um disco externo de 3TB é coisa para custa pouco mais de 75 euros, e já permitirá manter muitos dos nossos preciosos dados a salvo de avarias e potenciais ransomwares.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)