2019/05/08

Google divulgou os dados sobre a distribuição do Android


Depois de um interregno de seis meses a Google lá resolveu actualizar os dados da distribuição das versões do Android, e as notícias não são muito animadoras.

Na realidade, também não se esperava grandes alterações, pois o panorama das actualizações no Android parece continuar a não ter solução, nem mesmo com a ajuda de sistemas como o Project Treble. Nove meses após o seu lançamento, o Android P - até agora desaparecido - aparece finalmente nas estatísticas, atingindo um valor de 10.4%.


É um valor que deixa muito a desejar para a mais recente versão do Android, que se arrisca a nem sequer chegar aos 20% antes de ficar novamente desactualizada com o lançamento do Android Q (que demorará quantos mais meses até aparecer nesta tabela?)

Juntando-se o Android Oreo com quase 30%, significa que 60% dos equipamentos Android (dos que são contabilizados pela Google) estão a correr uma versão do Android com mais de dois anos, o que é a melhor demonstração de que há ainda muito trabalho por fazer.


O que a Google não irá fazer é actualizar esta tabela todos os meses, dizendo que a partir de agora apenas a irá actualizar ocasionalmente (espera-se que pelo menos o faça trimestralmente). Uma opção que não deixa de parecer uma forma de camuflar o triste panorama de fazer chegar as novas versões do Android a um número razoável de equipamentos.

3 comentários:

  1. Fixe fixe era um linkzito para a fonte xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma não falha, mas neste caso, ficou omisso. Já está corrigido em conformidade com o solicitado.

      Eliminar
  2. https://developer.android.com/about/dashboards

    ResponderEliminar