2019/09/19

SIBS bloqueia pagamentos Apple Pay?


Os utilizadores de Apple Pay em Portugal estão a deparar-se com situações estranhas nos últimos dias, vendo os pagamentos que habitualmente faziam sem qualquer problema, agora serem recusados sem qualquer explicação.

Depois de um longo período de espera, o serviço Apple Pay lá chegou a Portugal - embora por agora limitado a um grupo reduzido de bancos e serviços a que pode ser associado: Crédito Agricola, Revolut, N26, e mais uns poucos. Infelizmente, agora que algumas pessoas se começam a habituar à utilização do seu iPhone ou Apple Watch como forma de pagamento... eis que o serviço parece ter sido "desligado", sem qualquer explicação.



Independentemente de forma de pagamento associada (Revolut, N26, Caixa Agricola), multiplicam-se os relatos de pessoas que estavam a usar o Apple Pay sem problemas, e que deixaram de o conseguir fazer, de um dia para o outro. E embora a actual transição do iOS 12 para o iOS 13 (que fica hoje disponível) pudesse fazer suspeitar que o problema estivesse do lado da Apple, o problema parece ser mais generalizado, fazendo com que os pagamentos com cartões Revolut, N26 e afins, deixassem de funcionar nos terminais de pagamento onde funcionavam.



Vamos esperar que a SIBS possa rapidamente esclarecer o que se está a passar, já que também se encontra numa altura crítica de maior abertura europeia aos serviços de pagamento (e até está a tentar convencer outros países a aderirem ao MB Way).


Actualização:
A SIBS enviou-nos o seguinte comunicado, referindo não ter feito qualquer bloqueio - mas infelizmente sem fazer qualquer referência aos problemas que foram sentidos.

Não há qualquer bloqueio nos terminais de pagamento (TPA) da Rede MULTIBANCO aos pagamentos efetuados com cartões emitidos pela N26 ou Revolut, através do Apple Pay ou qualquer outra forma de pagamento. Qualquer cartão com os sistemas de pagamento que são processados pela SIBS nos terminais da sua rede (mais de 10 sistemas internacionais que representam a grande maioria de cartões bancários em circulação, vulgo Visa, MasterCard, American Express ou UnionPay), pode fazer pagamentos e compras. Da mesma forma, os terminais da Rede MULTIBANCO estão dotados com as tecnologias mais modernas, sejam cartões com chip ou contactless, NFC ou QR Code, sejam pagamentos móveis como MB WAY ou outras wallet internacionais. Podemos até adiantar que, à data de hoje, pode fazer compras com o smartdevice em mais de 70% da Rede de TPA MULTIBANCO, o que reflete o investimento efetuado pela SIBS.

Como entidade líder em soluções de pagamento e impulsionadora de sociedades cashless, a SIBS foi pioneira em Portugal a lançar métodos e tecnologias de pagamento diversificados, dotando continuamente os seus sistemas para aceitação de múltiplas formas de pagamento, de forma universal e transversal. Para a SIBS, cabe ao consumidor, em cada momento, escolher com que meio de
pagamento prefere efetuar as suas compras. É salutar que haja um movimento cada vez maior em torno da aceitação e utilização dos pagamentos digitais em detrimento do cash. Para a SIBS, o desenvolvimento de diferentes e complementares métodos de pagamento é a melhor ferramenta no combate ao cash, que acarreta custos sociais elevados.

Actualização 2: Quando pedimos novos esclarecimentos quanto ao assunto, a resposta da SIBS foi:
Os nossos sistemas não registaram nenhuma situação como a referida, nem a SIBS recebeu nenhum pedido de averiguação nesse sentido por entidades com as quais colabora. Todas as transações e terminais têm estado a funcionar normalmente.

3 comentários:

  1. Já vai tarde, n26 e revolut já estão bem implementados lá fora .. agora e abrir a porta e chorar ... Ou então perder ainda mais o comboio

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que ainda há espaço, a APP está cada vez melhor, a última actualização veio dar uma outra alma, agora, sim,acho que se atrasaram.

    ResponderEliminar
  3. A semana passada num Lidl, depois de fazer sinal ao operador de caixa que iria efectuar o pagamento através contactless (tlm), ele disse-me que o MB Way estava com problemas e que provavelmente não iria funcionar, não sabendo ele que eu uso Google Pay, o pagamento foi efectuado sem problemas.

    ResponderEliminar