2018/04/19

Google testa novo Google Feed que desperdiça mais espaço


A Google não pára de testar variações nos seus produtos, e o Google Feed (ex-Google Now) não é excepção. Infelizmente, uma das versões que está a ser testada faz-nos recear que a mania da Google em insistir em designs que desperdiçam espaço ainda perdure.

É certo que o chamado "white space" (espaço vazio) tem uma importância fundamental em termos de design e não deve ser descurado, e é também certo que os smartphones têm crescido e agora contam com ecrãs que há alguns anos atrás seriam considerados mini-tablets. Dito isto, isso não é desculpa para que, com ecrãs maiores e com mais resolução, alguns designers achem fazer sentido apresentar cada vez menos informação.

Isto tem sido recorrente nos produtos da Google,  já aconteceu numa das alterações do Gmail há anos (onde felizmente a Google reconsiderou e voltou a oferecer um modo de "alta densidade" para apresentar emails), no Google Calendar e até no Google Drive. E agora... regressa neste teste do Google Feed.



[Google Feed actual à esquerda - versão nova à direita]


Embora o Google Feed mantenha o sistema de cartões informativos, na nova versão que está a ser testada os cartões surgem com dimensões reduzidas (mais margem em branco em redor) e com um efeito de sombra mais pronunciado. Como se isso não fosse suficiente, em vez do "tema" se apresentado no próprio cartão, passa a surgir numa caixa separada - também com as margens exageradas em redor.


Podemos considerar que o facto de ser apenas um design que está a ser testado é um facto positivo, pois demonstra que a Google quer saber a reacção dos utilizadores; mas por outro lado, acho que já é suficientemente mau que a Google sequer considere que este design pudesse vir a ser implementado.

... Vamos esperar que não seja o caso, e não que não continuem a desperdiçar espaço no ecrã dos nossos smartphones.

4 comentários: