2014/07/23

Google Drive desperdiça espaço com novo design


Ainda recentemente voltamos à velha questão do design vs a densidade de informação, e mal sabia eu que o Google me estava a preparar nova surpresa... agora no Google Drive.


Muito tenho criticado as opções do Google em apresentar cada vez menos informação em cada vez maior área de ecrã, que nos leva ao ponto caricato de hoje em dia, num ecrã de resolução imensa, se ver menos informação da que se tinha num velhinho monitor CRT em modo de texto. Isso aconteceu com o Google Reader; com o Gmail (que felizmente disponibiliza uma configuração para a densidade de apresentação dos emails); e com outros serviços... e agora chega a vez do Google Drive sofrer com a mesma praga.

Quando me surgiu uma mensagem para experimentar o novo Google Drive fiquei todo contente. Afinal, sou utilizador intensivo deste serviço, pelo que me agradaria ver as novidades. Mas depois de ser imediatamente confrontado com a apresentação dos ficheiros em modo "cards", fiquei ainda mais assustado ao saltar para o modo lista. É que mais uma vez, o Google decidiu usar a mesma táctica de desperdício de espaço: o novo Google Drive apresenta precisamente metade dos ficheiros que é possível ver na versão antiga, para a mesma área de ecrã. E para além de mostrar menos ficheiros, mostra também menos informação relativa aos mesmos, nem sequer referindo as pastas a que pertencem os ficheiros (na vista de ficheiros recentemente modificados).

Como se isto não fosse suficiente, os utilizadores de outros browsers poderão também ter uma surpresa, quando descobrirem que a edição de ficheiros passa a estar associada a web apps que aparentemente só existem no Chrome. Não sei se isto será sintoma de se tratar ainda de uma versão em fase de testes, ou se será uma tentativa nada disfarçada do Google "incentivar" a que todos passem a usar o Chrome - e se for este o caso, lá se vai a teoria de uma web universal que funcione em todos os browsers.

Se já tiveram oportunidade de testar este novo Google Drive... parece-vos que são mudanças para melhor, ou para pior?

6 comentários:

  1. Realmente ficou uma porcaria, eu até sou dos que gosto em médio, mas assim fica demasiado espaçado.

    Quanto à edição, no FF funcionou tudo correctamente.

    ResponderEliminar
  2. Isto não será para melhorar a utilização em dispositivos touch?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida. E como sao esses os dispositivos que a Google tem a venda, isto devera ser regra e nao excepcao.

      Ja as web-apps "exclusivas" para Chrome parecem-me que ou os outros nao seguem os mesmos standards (se forem abertos) ou temos nova edicao de browser wars e ja era preciso alguma autoridade da concorrencia dar atencao ao que Apple e Google andam a fazer.

      Eliminar
  3. Eu não acho assim tão mau, está mais simplista, como tudo há quem goste e há quem não goste. E por essa mesma razão concordo que para agradar a todos deveria de ter opções ao estilo do Gmail. Mas penso que as deverão incluir numa próxima actualização.

    Em relação à edição aqui no FF também funcionou tudo bem.

    ResponderEliminar
  4. Pode confirmar se nesta nova versão dá para ver o tamanho de pastas? Ou copiá-las?
    Eu sou um utilizador intensivo do Drive, mas há limitações que simplesmente não se compreendem, como é o caso dessas duas, mas também da falta de um mecanismo de copy/paste normal.

    ResponderEliminar
  5. Vejo muita gente a reclamar, mas têm noção que isto é o que a maioria prefere?

    ResponderEliminar