2019/07/14
Solein da Solar Foods quer ser comida feita a partir do ar
A startup finlandesa Solar Foods quer revolucionar o mundo com uma energia saudável criada a partir de energia solar, água e ar: a Solein.
A ideia pode parecer louca, mas caso se venha a tornar realidade poderá impulsionar a entrada numa nova era alimentar. O processo é idêntico ao da fermentação da cerveja, recorrendo a micróbios que conseguem transformar a água (convertida em dióxido de carbono e hidrogénio usando electricidade) num composto com 50% de proteínas e com aspecto e sabor idêntico à da farinha de trigo.
A Solar Foods diz que este processo é 10 vezes mais eficiente que a produção vegetal (fotosíntese) por hectare e pode ser facilmente multiplicado para produzir as quantidades que forem necessárias, em qualquer ponto do mundo, sem requisitos especiais de infraestrutura. A empresa diz ainda que uma das grandes vantagens do seu sistema é a de conseguirem extrair directamente carbono do dióxido de carbono e convertê-lo em amino-ácidos e proteínas de alta qualidade, sem necessidade de uma fonte de açúcar para os micróbios.
A primeira fábrica é esperar para o final de 2021... e logo ficaremos a saber se terá o impacto que se desejaria que tivesse.
É daquelas coisas que a ser verdade poderia acabar com a fome no mundo mas o mais certo é servir mais para encher os bolsos de alguns.
ResponderEliminarOu com a aplicação de umas valentes taxas para se desistir logo à partida.
ResponderEliminar