2019/12/06

iPhone perde ficha lightning em 2021?


O habitualmente acertado analista Ming-Chi Kuo já revelou as suas previsões para os iPhones de 2020 e 2021, sendo que a mais ousada será o abandono completo das fichas em 2021.

Para o próximo ano (2020) Kuo prevê que a Apple irá expandir a gama de iPhones a 4 modelos com ecrã OLED e 5G. Teremos dois modelos Pro com câmara tripla e eventualmente câmara 3D ToF, com tamanho de 6.1" e 6.7"; acompanhados por dois modelos mais económicos, com câmara dupla, e tamanho de 6.1" e 5.4". A par destes haverá ainda um modelo de "baixo custo", com ecrã LCD de 4.7" e uma única câmara, que se espera que seja o iPhone SE 2, com design idêntico aos iPhone 8.


Para o ano seguinte (2021) as coisas tornam-se mais interessantes, já que surge a previsão de que teremos um iPhone SE Plus com ecrã full-screen, e, mais importante, que a Apple irá abandonar por completo todas as fichas físicas, contrariando as previsões de que o próximo passo a seguir à ficha lightning seria adoptar o USB-C como aconteceu nos iPad Pro. Isto começaria por ser feito apenas no iPhone "topo de gama", como forma de suavizar essa transição, que obrigaria a usar apenas ligações e carregamento wireless (algo que não será assim tão radical para quem já usar o carregamento wireless... pois já não dará uso a nenhuma ficha física.)

Nos últimos tempos já passamos por fases em que alguns fabricantes tinham prometido smartphones "sem botões e fichas", mas que até ao momento não se concretizaram. Portanto, fica relançado esse desafio, para que não deixem ser a Apple a fazê-lo em 2021, com um iPhone que seja um "bloco único" de vidro / metal.

2 comentários:

  1. Opa, se tiver carregamento wireless rápido ninguém quer saber da ficha. Só para dizer que já tive um smartwatch da Motorola sem conectores há vários anos, nada de novidade. A Apple vai apresentar uma "novidade" que quase nada significa para o consumidor, muitos hoje em dia já carregam e transmitem dados por wireless,o conector quase não usam (eu no S9 só para a DeX ou carregar ainda mais rápido quando tenho que sair de casa)

    ResponderEliminar
  2. Quer dizer que: bootloops, recoveries, desativações, DFUs vai requerer uma grande mudança de iOS... pois sem ficha para ligar ao AItunes...
    (2020 é que iria ser O ano, afinal há um decalage para 21... lol).

    ResponderEliminar