2023/05/27

Bluesky coloca o "algoritmo" na mão dos utilizadores

O Bluesky, alternativa descentralizada do Twitter, lançou um sistema de feeds personalizados que permite que os utilizadores escolham diferentes algoritmos, ou criem os seus próprios, para seleccionar o que querem ver.

O "algoritmo" usado por cada plataforma social é muitas vezes criticado, por retirar o controlo daquilo que os utilizadores desejam ver, passando-o para as empresas, que assim podem seleccionar (e manipular) o que é apresentado aos utilizadores. Mas agora, o Bluesky transforma isso numa nova vantagem a seu favor, ao disponibilizar um mercado de algoritmos, que deixa que os utilizadores escolham entre vários, ou criem os seus próprios, que poderão ser partilhados com outros utilizadores.

Ao contrário das listas fixas tradicionais, este sistema é mais dinâmico e pode ajustar-se em função de inúmeros parâmetros à vontade dos utilizadores. Qualquer pessoa pode criar um feed no Bluesky mas o processo é ainda tecnicamente complexo. No entanto o objectivo é que, no futuro, isso seja transformado num processo mais simplificado, feito na própria app, que o torne mais acessível a todos os utilizadores.
Este conceito de algoritmos personalizados tem sido defendido há muito tempo pelo próprio Jack Dorsey, mesmo enquanto ainda estava à frente do Twitter. Algoritmos personalizados e sob controlo dos próprios utilizadores contribuem para a transparência, e poderão vir a tornar-se numa das grandes mais valias do Bluesky - e eventualmente, levar a que outras plataformas sigam o exemplo, e o conceito se torne "normal".

Por enquanto o Bluesky continua em beta e a ter adesões limitadas por um sistema de convites dos utilizadores já na plataforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário