O Android 14 já tinha muitas novidades, e mais recente versão beta de versão quase final de lançamento inclui alguns detalhes extra que virão melhorar a utilização do sistema.
Nesta versão passamos a contar com informação mais detalhada sobre as baterias, incluindo o número de ciclos de carregamento, possibilidade de definir manualmente o tipo de dispositivo Bluetooth (que me será extremamente útil, já que tenho um adaptador BT - Line-in que é reconhecido como headphones, e que depois se queixa continuamente de estar a ser usado com volume excessivo para os ouvidos), forçar as apps a usar o ecrã completo (ou limitá-las a um determinado formato), permitir a transferência de uma app do ecrã interior para o ecrã exterior e vice-versa nos dobráveis, mode de reparação que bloqueia o acesso à informação do utilizador sem necessidade de fazer um reset de fábrica quando se deixa o smartphone para reparar, e muito mais.
Android 14’s first QPR1 Beta brings a LOT of new features that’ll come to Pixel phones with the December 2023 Pixel Feature Drop 👀. Here’s what’s new in Android 14 QPR1 Beta 1 🧵 pic.twitter.com/KpiVhp1rXD
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) September 20, 2023
Outra funcionalidade é a possibilidade de se utilizar o smartphone como webcam, dispensando a necessidade de usar uma webcam com qualidade sofrível quando se tem um smartphone bastante mais capaz ali mesmo à mão. Esta funcionalidade até tem a curiosidade de se poder usar outro smartphone Android como câmara externa de um smartphone.
Fun fact: Android 14's webcam feature works with ANY platform that supports USB webcams, including Android itself!
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) September 21, 2023
Yes, that means you can use one Android phone as a webcam for another, though I have no idea why you'd want to do that. pic.twitter.com/mCvBfqzwxp
Outra novidade que será apreciada, a rede Find My Device para localizar dispositivos perdidos e roubados vai ter uma funcionalidade idêntica à dos iPhones, em que permitirá localizar os smartphones Pixel (e previsivelmente outros) mesmo quando estes estão "desligados"; inviabilizando a técnica de desligar smartphones roubados para evitar que sejam localizados.
Esperemos que, algures pelo meio de todas as melhorias, também venha algo que melhore o grande estigma das actualizações Android: das novas versões demorarem demasiado tempo a chegar aos smartphones já no mercado, e dos modelos mais antigos ficarem quase sempre esquecidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário