Nos iPhone 15 os utilizadores têm opção de limitar o nível de carga da bateria para prolongar a sua longevidade.
A nova geração iPhone 15 chega hoje às lojas e uma das suas novidades visa prolongar a vida das baterias; algo bem propício que se segue a relatos de muitos utilizadores de que a bateria dos seus iPhone 14 se tem degradado significativamente, baixando para menos de 90% da capacidade original com apenas um ano de uso.
Um salto à secção da bateria num iPhone 15 revela novas informações e uma nova opção para a carga optimizada. Para começar, agora é possível ver a data de fabrico da bateria, a data de utilização inicial, e o número de ciclos de carga. Na secção de carga optimizada, além da opção já existente que aprende com os hábitos do utilizador, temos a nova opção que limita a carga a 80%.
A anterior opção optimizada já tentava manter a bateria a 80%, só carregando o restante até 100% de modo a que esse valor seja atingido no momento em que o utilizador costuma tirar o iPhone do carregador. A nova opção de limitar a 80% evitará esse passo adicional, contribuindo para reduzir a degradação da bateria (que é maior quando se tem e se mantém a bateria a 100%).
De notar que, mesmo com a opção de limitar a carga a 80%, ocasionalmente o iPhone poderá recarregar a bateria a 100%, num processo que a Apple diz ser necessário para calibrar o indicador do nível de carga.
Mais estranho é que a Apple tenha restringido estas informações de bateria e limitação de carga apenas aos iPhone 15, quando seria algo que poderia ser aplicado aos iPhones das gerações anteriores - pelo menos aqueles que suportam o carregamento optimizado dos 80% + 100%, que foi lançado com o iOS 13. Mas, pode compreender-se que a Apple queira usar isso como mais um pequeno incentivo para levar os consumidores a comprarem um novo iPhone.
Actualização: Com o iOS 18 passa a ser possível escolher mais limites de carga, e não só os 80%.
TODOS os aparelhos podem ser limitados à carga que se quiser, só não metem em todos porque querem o dinheiro das reparações após a garantia. Esta função é totalmente software que comanda o carregamento, não há nada no hardware. Muitos Android já têm isso há anos (mínimo o meu S20).
ResponderEliminarTambém a treta de carregar a 100% para calibrar é para não durar demasiado a bateria: só as baterias LFP precisam disso e não são usadas em aparelhos pequenos; as NCM/NCA não precisam deste carregamento a 100% (salvo quando a Apple ou outra querem mentir a dizer que está a 100% quando na realidade, por desgaste, por exemplo é de 90% da capacidade mas para isso tem que ficar um tempo no plateau para obter a capacidade máxima após o desgaste)