2023/09/21

Notícias do dia

Capas Finewoven da Apple marcadas com facilidade; YouTube Create quer facilitar criação de vídeos; Amazon lança Echo Hub para controlo de casas; Xiaomi apresenta Redmi Note 13 Pro+; e Mastodon 4.2 melhora pesquisa e recepção de novos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

TikTok apresenta pesquisa da Google

A Google parece ter recorrido à velha táctica "se não os podes vencer, junta-te a eles" em relação ao TikTok. Alguns utilizadores estão a deparar-se com a sugestão de prosseguirem com a pesquisa no Google quando fazem uma pesquisa no TikTok.

Não se pode dizer que é propriamente uma novidade, uma vez que a Google é conhecida por pagar quantias avultadas para assegurar que o seu motor de pesquisa continua a ser o mais usado; mesmo quando isso implica fazer acordos com empresas concorrentes, como a Apple, para assegurar que a sua pesquisa era a que vinha de fábrica nos iPhones e iPads. Ainda assim, não deixar de ser uma validação que apenas vem dar maior força ao TikTok.


Amazon limita autores a 3 livros por dia

A Amazon vai limitar a auto-publicação de livros na sua plataforma a um máximo de três livros por dia por autor. A medida visa reduzir as probabilidades dos autores publicarem dezenas ou centenas de livros gerados por AI por dia.

Parece no entanto ser uma medida destinada desde já ao fracasso; já quem se dedicar a esse tipo de actividade poderá facilmente criar múltiplas contas para contornar esta limitação. Se a Amazon efectivamente quisesse combater este problema, aplicaria restrições específicas para livros gerados por AI, ou simplesmente poderia bani-los por completo, acompanhando a medida com ameaça de sanções severas caso algum autor fosse apanhado a tentar publicar tais conteúdos.


Chips da Huawei feitos em DUV e não EUV

Os EUA parecem ter resolvido o "mistério" da produção de chips de 7nm no Huawei Mate 60. A SMIC, empresa chinesa que fabricou os chips, não os fez utilizando a tecnologia EUV (Extreme UV) que os EUA têm tentado impedir que chegue à China, e que é indispensável para a produção de chips avançados (como os mais recentes chips de 3nm), mas sim levando ao limite a tecnologia DUV (Deep UV) mais antiga.

Embora seja significativo que a China tenha conseguido produzir os chips de 7nm usados pela Huawei, os especialistas acreditam que isso só terá sido possível com apoio do governo chinês, já que o processo não será economicamente viável, e a taxa de sucesso na produção destes chips deverá ser extremamente baixa e não permitir a sua produção em volume (sem custos monumentais).

Continua ainda por explicar como é que a Huawei terá conseguido os chips de memória SK Hynix, com a empresa sul-coreana a assegurar que tem cumprido com as sanções e que não forneceu qualquer chip à Huawei desde 2020.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A sonda New Horizons foi a primeira a mostrar-nos Plutão visto de perto em 2015. Demorou 9 anos e 5 meses a lá chegar, e quando chegou ia a tal velocidade que não tinha possibilidade de travar para lá ficar. Recolheu mais de 6GB de dados que depois demoraram mais de um ano a serem enviados para a Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário