A Google diz estar a resolver uma forma que pode ser usada para aceder indevidamente à conta Gmail de um utilizador através do Android TV.
O Android TV, ao estilo do Android no smartphones, associa o utilizador a uma conta Google a nível do sistema, utilizando depois essas credenciais para aceder a diferentes serviços Google sem que o utilizador tenha que estar continuamente a fazer login. Se num smartphone isso não é grande problema, uma vez que se assume que o dispositivo está protegido com acesso biométrico - ou, pelo menos, um código PIN ou desenho de um padrão - nos aparelhos Android TV isso não acontece, e pode tornar-se um problema.
Alguém com acesso físico a uma box ou Smart TV com Android TV, pode instalar uma app como o Chrome via sideloading e tirar partido da autenticação automática do sistema para aceder à conta Google, dando acesso a coisas como o Gmail, Google Photos, Google Drive, etc. Algo que, mesmo sendo pouco provável de acontecer em circunstâncias normais, apresenta um nível de risco que não deve ser descurado.
Infelizmente, a Google parece ter optado por uma solução "rápida" que parece focar-se mais em dizer que está resolvido neste caso específico do que propriamente resolver o problema de raiz, em que diz que foi feita uma alteração que impede que o Chrome faça login automático na conta Google quando é instalado via sideloading. Uma solução que parece demasiado específica e não dá grande confiança quanto à possibilidade de outras apps não poderem continuar a tirar partido do token de login para uso indevido.

Sempre uso contas paralelas nas TVs com Android.
ResponderEliminarNão por causa dessa situação em particular, mas para separar águas nos equipamentos usados pela família.
Agora, verifica-se que se torna um bom procedimento.