As empresas de envio de emails em volume vão ter mais dificuldade em chegar aos utilizadores do Gmail.
Tal como tinha anunciado, a Google começou a aplicar novas regras para empresas que enviem mais de 5 mil emails por dia para contas Gmail, de modo a combater campanhas de spam e phishing.
Para além destas empresas terem obrigatoriamente que configurar correctamente o SPF/DKIM e DMARC para os seus serviços, têm também que se comprometer a não enviar emails não solicitados, disponibilizar opções de cancelar subscrições com um só clique, e processar esses pedidos de remoção num prazo máximo de dois dias. A partir deste mês de Abril, as empresas que não cumprirem estas regras começarão a receber erros para uma pequena porção dos emails enviados, que irá aumentando de forma gradual se as empresas não efectuarem as devidas alterações, até potencialmente terem todos os seus emails bloqueados no Gmail.
A Google diz que os seus sistemas bloqueiam cerca de 15 mil milhões de emails indesejados diariamente, representando 99.9% do spam, phishing, e malware, que chegaria aos utilizadores do Gmail.
Por coincidência, ou não, nas últimas semanas tenho recebido significativamente mais emails indesejados no Gmail do que nos últimos anos - mas que de certo modo também se podem dever aos "fantásticos" serviços que não fazem qualquer validação dos emails que lhes são fornecidos, e depois nos obrigam a receber emails que eram destinados a outras pessoas, por vezes contendo dados pessoais e privados. Faria muito mais sentido haver legislação que obrigasse as empresas a fazerem a devida validação dos endereços de email, do que coisas como os popups de consentimento dos cookies.
Em pleno século 21, e considerado que temos tecnologia digital tão "avançada" custa a crer que o SPAM ainda seja uma realidade...
ResponderEliminar🫠🫠