Quem utilizar os atalhos de teclado no Google Drive terá que se acomodar às alterações que visam facilitar a navegação para todos.
A Google está a alterar o Google Drive para que seja mais fácil e cómodo fazer a navegação escrevendo as letras iniciais do nome das pastas e ficheiros. É algo que faz mais sentido e se torna acessível para todos os utilizadores, mas que tem o inconveniente de ser incompatível com o sistema de atalhos por teclado que eram usados, e que eram acedidos através de letras directas - como usar a tecla "v" para alternar entre a vista em lista e grelha, e que agora será usada para navegar para coisas com nome a começar por "v".
Em resultado disto, todos os atalhos que usavam letras directas foram alterados de forma a serem acedidos com combinação de tecla ALT + letra (e na maioria dos casos com outra letra a seguir-se), ou Option + letra nos Macs.
Tendo em conta que os atalhas de teclado são habitualmente usados por utilizadores mais avançados, é uma alteração que faz sentido, em troca de um pequeno reajuste na utilização dos atalhos ganha-se uma funcionalidade que será mais útil e acessível para utilizadores de todos os níveis. Aliás, sempre foi estranho que a Google tenha adoptado os atalhos de teclado com letras directas em vez da habitual combinação com ALT / CTRL a que estão mais associados, e que como agora fica demonstrado, teria sido a opção mais acertada logo desde o início.
As teclas de atalho nas aplicações web da Google sempre foram das coisas mais estranhas que vi...
ResponderEliminar