A Google está a disponibilizar o Android 15 Beta 2, que chega com o sistema Private Space e melhor gestão do ecrã para multitasking.
O Android 15 Beta 2 será uma das últimas versões beta, com a nova geração do Android a dever entrar na fase de finalização já no próximo mês com as versões "Platform Stability", para ser lançado em versão final lá para Agosto.
Nesta versão, a maior novidade será o Private Space, que permite criar um espaço separado - Private Space - onde se podem instalar diferentes apps, com uma conta diferente, e com todos os conteúdos a serem mantidos separados dos conteúdos da conta normal. Será o modo ideal para separar coisas como contas pessoais e de trabalho, e que até pode ter um modo de bloqueio diferente. No entanto, e porque por vezes pode ser necessário partilhar coisas entre estes espaços, será possível seleccionar coisas como fotos do outro espaço (quando está desbloqueado).
Isto é algo que muitos fabricantes já implementaram nas suas versões de Android há anos, mas que se faz mais sentido estar integrado de raiz no sistema Android de forma standard para todos.
Há ainda outras alterações, como as apps só terem acesso às últimas fotos e vídeos se lhes for dado acesso parcial, possibilidade de gravar combinações de apps lado-a-lado em split-screen, possibilidade de manter a taskbar sempre visível em ecrãs de maiores dimensões, e codec AV1 mais eficiente quando não exista suporte por hardware.
Outra alteração poderá não ser tão popular: o Android 15 vai limitar processos activos das apps a um máximo de 6 horas para evitar consumo de bateria excessivo. Veremos se existe uma opção para remover este limite, para os casos em que realmente se deseja ter uma app a correr de forma permanente num dispositivo Android (embora, dependendo da interpretação, este limite possa não se aplicar se tivermos a app activa e visível no ecrã).
Sem comentários:
Enviar um comentário