A maioria dos automóveis modernos usa sensores de chuva para activar automaticamente os limpa para brisas, e são bastante mais simples do que se possa imaginar.
Quase todos os carros actuais vêm equipados com limpa para brisas de activação automática, que iniciam operação quando detectam chuva e ajustam a velocidade em função da sua intensidade. Por trás desta capacidade está um sensor de chuva que tem uma concepção extremamente simples, e que usa dois dos mais básicos componentes electrónicos (um LED IR como o que é usado nos controlos remotos, e um fototransístor). Sistema tão simples e eficaz que nos faz interrogar porque motivo a Tesla (leia-se Elon Musk) achou que seria melhor removê-los e tentar fazer o mesmo através das câmaras - resultando em activações que deixam muito a desejar, mesmo após diversas promessas de actualizações que "resolveriam" o problema.
Eu tenho um Tesla e com as câmaras pode-se prescindir do sensor tradicional, assim como dos ultra-sons para as distâncias. Nas últimas atualizações melhorou muito tudo só que eliminaram esses sensores (chuva e distância) esquecendo-se de dois pormenores importantes:
ResponderEliminar- as câmaras principais não focam o que está próximo, logo o que se passa no vidro é para a câmara quase impossível de distinguir, daí não funcionar bem como sensor de chuva;
- como sensores de distância funcionam bem melhor, mas nenhum modelo tem câmara na zona do pára-choques e daí haver uma zona morta que não consegue calcular. Está OK para estacionar com bom espaço, inadequada para estacionar em sítios apertados.
Esse canal de YouTube é um espetáculo. Adoro aprender sobre como funcionam eletrodomésticos e outras máquinas.
ResponderEliminar