Tal como se previa, a sessão de abertura do Google I/O 2024 foi inteiramente dedicada ao Gemini e Google AI.
Se houvesse qualquer dúvida quanto à importância da tecnologia AI actualmente, a Google fez questão de o demonstrar, com uma sessão de abertura do Google I/O 2024 totalmente dedicada ao Gemini e produtos relacionados, como o Project Astra para o futuro dos assistentes AI multimodais, capaz de perceber o mundo em seu redor.
Há que reconhecer que muito do que a Google apresentou acabou por perder protagonismo devido à apresentação do GPT-4o da OpenAI (ontem). Mas, é também verdade que a Google não terá estruturado o evento da melhor forma, apresentado coisas em excesso e com raros exemplos que se tornassem verdadeiramente "impressionantes". Entre as diversas apresentações, a única constante que ia ficando na memória é que a maioria destas coisas só irá ficar disponível "mais tarde", "no Verão", "até ao fim do ano", "só para developers".
Uma das coisas que a Google usou para se destacar da concorrência é de dizer que o seu modelo Gemini Advanced é o que permite lidar com maior quantidade de dados, com até 1 milhão de tokens que serão expandidos até 2 milhões "até ao final do ano".
De qualquer forma, não são coisas que se devam desvalorizar, com capacidades interessantes à altura do GPT-4o, como descrever o que se está a ver através da câmara, em tempo real, e até podendo perguntar-se coisas como "sabes onde é que deixei os meus óculos?". A Google também mostrou as capacidades AI a correr localmente nos Pixel, sem necessidade de depender de serviços na cloud, mas - uma vez mais - é algo prometido para "mais tarde".
Felizmente, há coisas que ficam disponíveis desde já, como o Gemini 1.5 Pro actualizado, e o novo Gemini 1.5 Flash, o que supostamente permitirá começar a explorar as suas capacidades desde já - relembrando que são modelos multimodais nativos, com o Flash optimizado para dar respostas de forma imediata. Não demorará para que se veja uma batalha Gemini vs GPT-4o.
Actualização: vídeo em versão resumida.
Alguma novidade sobre criação de imagens? Ou continua "bloqueado"?
ResponderEliminar