Tem hoje início o Google I/O 2024, evento anual da Google dedicado aos developers, onde serão apresentadas as novas tecnologias que a Google prepara para os próximos tempos.
O Google I/O pode já não ter o mediatismo que teve noutros tempos (como a demonstração ao vivo dos Google Glass com direito a um salto em queda-livre em directo, no Google I/O 2012) mas continua a ser um evento imperdível para os fãs da Google e da tecnologia em geral.
Este ano, o Google I/O 2024 deverá fazer nova aposta em força nas tecnologias AI, esperando-se que desta vez isso se materialize numa actualização (há muito necessária) do Google Assistant. Algo que de resto já foi validado pela própria Google com uma curta demonstração do Gemini multimodal.
Esperemos que a Google tenha aprendido com os erros do passado. A Google já tinha apresentado modelos AI bastante avançados, mas que depois não aplicou em nenhum serviço acessível ao público, criando a oportunidade para que a OpenAI apanhasse o mundo de surpresa com o ChatGPT e obrigando a Google a reformular toda a sua estratégia (inicialmente de forma bastante atrapalhada, com o Google Bard, que depois se tornou no Gemini). Esperemos que desta vez as coisas não se fiquem apenas pelas "demonstrações" e sejam coisas que os utilizadores possam realmente utilizar para benefícios reais no seu dia a dia.
A sessão de abertura do Google I/O 2024 decorre hoje, 14 de Maio, às 18h de Portugal continental.
Sem comentários:
Enviar um comentário