Investigadores do Stanford Computational Imaging Lab criaram óculos holográficos capaz de criar imagens virtuais realistas em 3D.
O sonho de ter óculos VR capazes de criar imagens indistinguíveis da realidade tem sido algo que se tem tentado atingir há décadas, mas apesar de todos os avanços continuamos a estar limitados ao uso de óculos VR/XR que ficam muito aquém daquilo que se desejava. Até óculos como os ultra-dispendiosos Vision Pro da Apple sofrem da limitação de usar ecrãs convencionais nos quais os olhos se têm que focar numa distância fixa, mas isso é algo que poderá ser superado no futuro.
Estes investigadores criaram óculos que usam um sistema holográfico, ultra leve, fino, e com a melhor qualidade visual até à data.
A sua grande vantagem face aos ecrãs convencionais é que, enquanto estes se limitam a ter um plano único de focagem, com o sistema holográfico é possível apresentar imagens que parecem estar correctamente à distância pretendida, possibilitando uma integração realista com objectos do mundo real quando se foca os olhos em locais mais próximos ou distantes.
Há ainda um longo caminho a percorrer até que esta tecnologia esteja disponível para produtos comerciais, e por agora o protótipo tem um reduzido campo de visão de apenas 11.7°, menos do que um HoloLens da Microsoft (que já era criticado por ter um campo de visão diminuto). Mas, é um excelente passo no sentido de criar óculos de realidade aumentada como os que se vêem nos filmes.
Sem comentários:
Enviar um comentário