A Suiça tem usado a ponte móvel Astra para fazer a repavimentação de estradas sem interrupção do trânsito.
As obras de repavimentação das estradas são uma operação de manutenção que é necessária de forma regular e que, tradicionalmente, causam grandes transtornos a nível do fluxo do trânsito. Mesmo considerando o trabalho nocturno em horas de menor impacto, há locais onde essa interrupção se pode revelar demasiado problemática, e daí a criação desta ponte móvel Astra, uma verdadeira obra prima de engenharia.
Com 240 metros de comprimento, a ponto permite que o tráfego rodoviário continua a circular enquanto, por baixo, disponibiliza 100 metros de secção de estrada onde podem decorrer os trabalhos. Quando essa secção estiver repavimentada, a ponto pode mover-se para a dar continuidade aos trabalhos na secção seguinte.
Talvez no futuro se possa ter uma versão mais evoluída, que tenha toda a maquinaria necessária para a remoção e reaplicação do asfalto de forma integrada, dispensado o processo tradicional.
Uma das razões apontadas, é de que fazer a obra em horas mortas (à noite como acontece no nosso país), a obra ficaria muito cara por causa da mão de obra e pelas limitações do ruido noturno. Ou seja regras a mais, encarece ainda mais...
ResponderEliminar