A partir de agora será mais fácil aceder remotamente a um Raspberry Pi, com o Raspberry Pi Connect.
Em grande parte das aplicações com Raspberry Pi há a necessidade de aceder remotamente ao pequeno computador - quer por se encontrar em locais remotos, quer por nem sequer ter um ecrã ou teclado ligados - e existem diversas formas de o fazer. Mas agora passa a haver uma forma "oficial" de o fazer, dispensando o uso de serviços externos.
Com o Raspberry Pi Connect os utilizadores têm acesso a um serviço que possibilita o acesso remoto aos Pi (Raspberry Pi 4, 5, ou Pi 400 kit) a partir de qualquer browser usando WebRTC, a mesma tecnologia usada por serviços como o Zoom, Slack, Microsoft Teams, e Google Meet. Para tal, os utilizadores terão apenas que criar uma conta Raspberry Pi ID, com autenticação 2-factor, e depois aceder ao seu Pi através do endereço connect.raspberrypi.com.
O serviço é gratuito mas por agora é disponibilizado em "beta", tendo que ser avaliada a quantidade de tráfego que o sistema irá gerar no servidor relay (por agora apenas um) que funcionará como repetidor para as ligações que não puderem ser feitas directamente entre o utilizador e o RPi.
Sem comentários:
Enviar um comentário