O sistema de validação de humanos reCaptcha da Google deixou de funcionar no Firefox para Windows.
Fazendo desde logo temer que fosse mais uma táctica abusiva da Google para penalizar browsers alternativos, os utilizadores do Firefox em Windows que tivessem que enfrentar um reCaptcha - o sistema de validação que pergunta se se trata de um utilizador humano, e que pode apresentar desafios como encontrar veículos, números, semáforos, ou outros, numa série de imagens - podiam não ter forma de o ultrapassar, vendo apenas uma secção de círculo a rodar indefinidamente.
Mas tanto a Mozilla como a Google se apressaram a revelar que se tratava de um bug relacionado com o sistema de detecção de tema escuro.
A Google reverteu para a versão anterior do reCaptcha até se certificar que a nova versão estava corrigida, sendo que os utilizadores Firefox que ainda se depararem com este problema poderão contorná-lo alterando o user agent do browser de modo a que se faça passar pelo Edge ou pelo Chrome, fazendo com que o reCaptcha funcione como era suposto.
Por esta altura isso já não deverá ser preciso, mas fica a informação dada caso se venham a deparar com casos idênticos no futuro. Infelizmente, parece que a necessidade de falsificar a identidade do browser se vai tornando cada vez mais frequente.
Sem comentários:
Enviar um comentário