O YouTube está a testar o "Jump Ahead", que pretende evitar o fast forward contínuo e saltar para as partes mais interessantes de cada vídeo.
A maioria dos utilizadores do YouTube (e plataformas equivalentes) já estará habituada a dar uso ao fast forward para passar à frente de todas as partes sem interesse e chegar aos pontos em que realmente está interessado - prática que acaba por se tornar indispensável para lidar com os vídeos que se prolongam desnecessariamente com conteúdo de "chacha" só para terem a duração que permita apresentar mais publicidade.
Agora, para evitar os saltos incessantes para a frente, o YouTube apresenta o Jump Ahead, que diz utilizar tecnologias AI a par da actividade de outros utilizadores, para levar o utilizador directamente para o ponto do vídeo que será mais interessante.
A funcionalidade ainda está em fase experimental e, por algum motivo inexplicável, só está a ser disponibilizada aos utilizadores YouTube Premium nos EUA - com aviso de que só está garantida até 1 de Junho. Nessa data tanto poderá passar a funcionalidade oficial, como desaparecer completamente.
É normal que hoje em dia se queira aplicar a etiqueta "AI" em tudo, mas neste caso parece-me que seria totalmente dispensável. Os sites de vídeos para adultos há muito que implementaram sistemas que permitem visualizar os pontos de "maior interesse" em cada vídeo, facilitando o processo dos visitantes saltarem para esses pontos. E, surpresa das surpresas, disponibilizam-no a todos os visitantes, pagantes ou gratuitos, e sem necessidade de dizerem que utilizam tecnologias "AI".
Sem comentários:
Enviar um comentário