2024/07/06

Qual a diferença entre um híbrido e um híbrido plug-in?

Fácil para uns, a diferenciação entre os diferentes tipos de automóveis híbridos pode ser motivo de confusão para outros.

Antes de mais, uma pergunta impõe-se: o que são carros híbridos? De uma forma simples e descomplicada, podemos afirmar que são veículos que conjugam duas fontes de energia distintas, ou seja, combustão (motor a gasolina ou a gasóleo) e electricidade (um motor eléctrico ou mais). Ainda que ambos conjuguem duas fontes de energia distintas (combustão e electricidade), um veículo híbrido (HEV) não é exactamente igual a um veículo híbrido plug-in (PHEV).

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), HEV (Hybrid Electric Vehicle) e PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) são siglas que indicam estarmos na presença de carros híbridos, ainda que cada um deles disponha das suas especificidades e apresente diferentes níveis de electrificação.

O que é um Mild Hybrid? Também designado de veículo híbrido moderado, o Mild Hybrid (MHEV) é semelhante a um Hybrid (HEV). A diferença reside no facto de o seu motor eléctrico não ser suficientemente potente para deslocar o carro, como acontece no HEV, limitando-se, por isso, a desempenhar o papel de auxiliar do motor de combustão interna, melhorando a eficiência e reduzindo consumos e emissões.

Já um Híbrido (HEV), também conhecido, como “híbrido auto-carregável”, é um veículo que combina um motor eléctrico com um motor de combustão interna (gasolina). A potência do motor eléctrico permite que o carro seja movido apenas com electricidade durante alguns quilómetros, sendo usado o motor a combustão para carregar a bateria quando esta fica descarregada.

E um PHEV, o que é? É um veículo híbrido plug-in (PHEV), que, tal como um HEV, combina combustão (motor a gasolina ou a gasóleo) e electricidade (um motor eléctrico ou mais). Só que, ao contrário de um HEV, um PHEV pode ser carregado numa tomada eléctrica ou posto eléctrico, tal com um automóvel 100% eléctrico, o que a par da sua autonomia superior, pode possibilitar o seu uso em modo eléctrico sem necessidade de recorrer ao motor a combustão para se recarregar. Mas, se não tiver uma tomada por perto, poderá funcionar tal como um híbrido comum.

[Pela Estrada Fora]

5 comentários:

  1. Ainda podemos adicionar um tipo especifico de Hibridos Plugin que usa apensa o motor eletrico para se mover, e depois tem um motor de combustão ligado a um gerador para carregar a bateria, este é o tipo de hibrido mais próximo de um 100% eletrico que faz sentido pois (ao contrario de todos os outros hibridos) este tem a potencia completa em modo eletrico, mas infelizmente deixaram de se ver, um exemplo era o BMW i3 REX (REX=Range EXtender), este i3 tinha praticamente tudo o que existe num i3 100%eletrico mais um motor de combustão de 650cm3 e um deposito de 9L de gasolina ligado a um gerador que servia apenas para manter o carro a andar quando se acabava a bateria... De todos os tipos de hibridos continuo a achar que este era o melhor por ter a potencia completa anunciada disponível no modo eletrico, e toda a complexidade e possíveis falhas na parte de combustão não interferirem com a possibilidade de o carro andar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes da poda!!!🤣🤣🤣🤣🤣

      Eliminar
    2. Um motor com tão pouca cilindrada é suficiente para manter um carro desses em andamento apenas através da energia fornecida pelo gerador acoplado ao motor de combustão?
      (Peço desculpa, pois não pesquisei ainda mais detalhes sobre isto, mas parece-me pouco...)
      🤔🤔

      Eliminar
  2. Podes ainda dar como exemplo além do i3, os Audi que participam no Dakar.

    ResponderEliminar
  3. Onde se inclui o E-power da Nissan?

    ResponderEliminar