As conversas aparentemente iniciadas de forma proactiva pelo ChatGPT eram apenas um bug, diz a OpenAI.
Recentemente começaram a surgir vários relatos de pessoas que diziam que o ChatGPT tinha iniciado uma conversa com eles, por sua própria iniciativa. Um cenário intrigante mas perfeitamente plausível tendo em conta as capacidades dos modelos AI actuais, onde tal coisa nem seria assim tão descabida. Mas, pelo menos por agora, ainda não teremos que nos preocupar com assistentes que se possam tornar demasiado intrusivos e a chatear-nos nos piores momentos.
A OpenAI diz que o ChatGPT não estava a iniciar conversas, e que na verdade era apenas um bug em que o modelo estava a tentar responder a mensagens que não tinham ficado devidamente registadas e apareciam como estando em branco, fazendo com que o modelo desse uma resposta genérica ou algo relacionado com os conteúdos memorizados anteriormente.
Isto não explica porque motivo o ChatGPT, quando inquirido, dizia de facto ter sido ele a iniciar a conversa e que tal se devia a uma recente actualização, mas já sabemos como os actuais modelos AI conseguem inventar todo o tipo de coisas não-reais em tom totalmente realista e convincente para agradar aos utilizadores.
Assumindo que de facto era apenas um bug, não deixa de deixar a porta aberta para que a OpenAI adicione uma opção de ChatGPT proactivo, capaz de iniciar a interacção com os utilizadores quando achar adequado.
Sem comentários:
Enviar um comentário