2024/09/10

Huawei apresenta Mate XT Ultimate dual-fold

Tal como esperado, a Huawei aproveitou o lançamento dos iPhone 16 para revelar o primeiro trifold/dualfold do mercado: o Mate XT Ultimate.

Enquanto se discute se a designação mais adequada deste dobrável deverá ser dual-fold (duas dobradiças) ou tri-fold (três painéis dobráveis), a Huawei passa dos protótipos para os produtos comerciais.

O Mate XT Ultimate, o primeiro smartphone com design de dobragem dupla. Totalmente aberto, transforma-se num tablet de 10.2", e ao dobrar a parte esquerda ou direita, converte-se num mini tablet de 7.9" ou num smartphone de 6.4". Apesar da sua complexidade, o dispositivo mantém-se surpreendentemente fino e leve, com apenas 3.6 mm de espessura (na parte mais fina) e um peso de 298 gramas.

O Mate XT Ultimate conta com um ecrã flexível LTPO OLED com uma taxa de atualização de 120 Hz e capaz de exibir mais de 10 mil milhões de cores. A resolução do ecrã ajusta-se conforme a dobragem do telefone, com uma resolução máxima de 3.184 x 2.232 pixels. A Huawei chama a este ecrã de "3K", situando-o entre resoluções de 2K e 4K. Quando totalmente aberto, o ecrã ocupa 92% da parte frontal.
O destaque fotográfico do Mate XT Ultimate inclui uma câmara principal de 50 MP com abertura variável (f/1.4–f/4.0), semelhante ao modelo P60 Pro, além de uma lente telefoto de 12 MP, e uma câmara ultra grande-angular de 12 MP e focagem automática a laser. A câmara frontal de 8 MP está integrada no ecrã e serve também como câmara para selfies quando dobrado. O sistema de dobradiças minimiza as marcas no ecrã e permite que todas as partes fiquem dobradas de forma plana sobre si mesmas.

Equipado com 16 GB de RAM e HarmonyOS 4.2, o Mate XT Ultimate inclui várias funcionalidades AI, como conversão de voz para texto, multitarefa em ecrã dividido e tradução em tempo real. Suporta comunicação por satélite, embora apenas na China. A autonomia é garantida por uma bateria de 5.600 mAh com carregamento rápido de 66W e carregamento sem fios de 50W.
O seu maior problema é que, tal como já tínhamos antecipado, esta multiplicação das dobradiças também se faz sentir no seu preço. O modelo base com 256 GB começa nos 2.550 euros(!) na China, aumentando para os 2.800 euros na versão de 512 GB, e 3.100 euros para a versão com 1 TB. Além do preço, também é esperado que tenha um volume de produção bastante limitado numa fase inicial.

Sem comentários:

Enviar um comentário