2024/09/30

Tails OS e Tor Project combinam esforços

O Tor Project, conhecido por manter a rede Tor, anunciou oficialmente a sua fusão com o Tails, a organização responsável pelo sistema operativo portátil Tails OS.

Ambos os grupos têm colaborado ao longo dos anos, partilhando a missão de promover o anonimato e a segurança online. Com esta fusão do Tor e Tails, pretendem unir recursos, reduzir custos e melhorar os seus esforços na protecção dos utilizadores contra vigilância e censura.

As discussões sobre a fusão começaram no final do ano passado, originadas pelas crescentes dificuldades devido às limitações de recursos do Tails. Em vez de tentar sobreviver de forma independente, o Tails optou por se juntar ao Tor Project, que possui uma estrutura operacional maior. Isto permitirá que a equipa do Tails se concentre em melhorar o seu sistema operativo, enquanto beneficia do suporte e da infraestrutura do Tor Project.
O Tails OS, um sistema operativo portátil que corre a partir de pen drives USB, foi concebido para garantir a máxima privacidade. Todo o tráfego é encaminhado através da rede Tor, garantindo que os utilizadores navegam de forma segura sem deixar rasto no dispositivo. A fusão também ajudará a melhorar a integração entre o Tails OS e a rede Tor, reforçando a capacidade de manter o anonimato dos utilizadores.

A fusão ocorre num momento em que a privacidade enfrenta ameaças crescentes, com apelos de diversos governos para adicionar "backdoors" no software, permitindo o acesso a dados encriptados. Uma proposta que coloca em risco a segurança e a privacidade de todos os cidadãos - que, como tem ficado demonstrado, não têm qualquer motivo para duvidarem que esse poder acabaria por ser abusado, quer propositadamente, quer acidentalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário