2024/10/12

AI já gera música Heavy Metal

Nem a música heavy metal escapa à "ameaça" das tecnologias AI, como demonstra este álbum Mercyful King - The Titan's Fall.

Quem ouvir este Mercyful King - The Titan's Fall poderá não notar nada de especial, a não ser as notórias influências das bandas Mercyful Fate e King Diamond. O problema é que todas estas músicas não foram tocadas por nenhum músico humano, nem cantadas por nenhum vocalista: todo o álbum foi totalmente e inteiramente gerado por tecnologias AI.


Aprecie-se ou não o estilo musical, serve como mais um exemplo de como estas ferramentas serão transformadoras. Qualquer pessoa, no conforto do seu lar, poderá "brincar" com diferentes estilos e inspirações das suas bandas favoritas, e gerar novas bandas virtuais e músicas completamente novas, mesmo que não saiba tocar uma única nota num qualquer instrumento musical. Refira-se que, de certa forma, isto não é propriamente novo: a indústria musical tem enfrentado e superado imensos avanços tecnológicos, que vão desde o início das gravações sonoras (que na altura diziam que iria ser o "fim dos músicos", pois podia ouvir-se música sem que fossem necessários); da rádio (igualmente um "apocalipse", pois nem seria preciso comprar música gravada); dos samples (que permitiam "copiar" e reutilizar músicas existentes); e outras coisas.

O que é certo é que a música, artistas, músicos e bandas, resistem e têm prosperado. E é de imaginar que o mesmo se vá passar em relação a estas novas ferramentas AI.

Sem comentários:

Enviar um comentário