A Apple tem estado a promover as capacidades AI "Apple Intelligence" desde que apresentou os iPhone 16, mas a verdade é que até agora têm sido apenas promessas por concretizar. Só agora, com a chegada do iOS 18.1, essas funcionalidades começam a ser disponibilizadas aos utilizadores, e de forma ainda bastante limitada em termos do que se pode fazer, e sujeita a uma lista de espera.
Para este arranque, o iOS 18.1 disponibilizará:
- Writing Tools - resumir, reescrever textos
- Siri - Novo interface da Siri e "Type to Siri"
- Summaries and Smart Replies - No Mail e Messages, teremos opções de resumir e respostas inteligentes; transcrição e resumo de telefonemas gravados no Notes; Safari com resumo das páginas web. Photos - "Clean Up" para remoção de objectos indesejados nas fotos, "Memory Movie" para criar slideshows por pedidos.
- Focus - Novo modo "Reduce Interruptions" que só apresenta notificações importantes que necessitem de atenção imediata.
A parte mais interessante de tudo isto é a clarificação da Apple de que as funcionalidades Apple Intelligence serão lançadas na UE em Abril de 2025, respondendo à grande questão de quando é que isso iria acontecer. Mais do que a desculpa usada pela Apple, de que tal se deve à legislação europeia, o mais lógico é que seja apenas uma forma de limitar a carga dos seus servidores nos serviços AI, fazendo este lançamento de forma faseada - como demonstrado pela necessidade da lista de espera para acesso.
Actualização: Está confirmado que em Abril também teremos suporte para o Apple Intelligence em português.
Sem comentários:
Enviar um comentário