A Boston Dynamics mostrou o novo robot Atlas a fazer o tipo de trabalho que nenhuma pessoa gostaria de fazer: mover peças de um lado para o outro.
Depois de no passado o Atlas nos ter impressionado com demonstrações acrobáticas vistosas, desta vez temos uma demonstração que é aquilo que se pode descrever como sendo "chata". Chata, mas funcional.
Ver um robot a correr e saltar e correr pode ser interessante mas, no final do dia, ninguém vai comprar um robot para fazer isso. Já o vídeo que se segue, pode ser extremamente aborrecido, mostrando o Atlas a simplesmente mover peças de motor de um lado para o outro, mas é algo que as empresas verão com cifrões nos olhos. A tarefa pode ser aparentemente simples e aborrecida, mas obriga a processos bastante complexos para ser feita por robots - incluindo o jeito especial que é necessário fazer para colocar as peças no receptáculo devido. E, para que não se pense que se trata de um robot controlado remotamente por um humano, a Boston Dynamics faz questão de frisar que o robot está a executar esta tarefa de forma totalmente autónoma.
Como curiosadades técnicas, temos coisas como ver o robot a agachar-se para apanhar as peças que estão nas partes inferiores; e também a recuperação de erros, como podemos ver ao 1m15s, em que a peça não entra à primeira (e até causa um sobressalto - não emocional - no robot).
Isto sim é tecnologia de ponta ao contrário de outra marca atrasada 10 anos e com imenso Hype que não se entende.
ResponderEliminar