2024/10/14

Óculos Apple "económicos" de $2000 podem chegar em 2025

Depois dos dispendiosos Vision Pro, os próximos óculos VR da Apple poderão ficar-se pelos 2 mil dólares para tentarem cativar mais pessoas.

Este ano a Apple não apresentou nenhuns Vision Pro 2, e isso parece ser indicador de que a sua prioridade é efectivamente a de lançar óculos mais acessíveis. Com um preço de 3500 dólares, os Vision Pro têm sido óculos que servem de referência para criar experiências VR e de realidade aumentada, mas que dificilmente podem ser justificados pela maioria dos consumidores - isto, quando ali ao lado existem óculos como os Quest da Meta, a uma fracção do preço.

Embora já se soubesse que a estratégia da Apple passava por lançar óculos mais acessíveis, isso agora materializa-se em rumores mais concretos que indicam que isso poderá ser feito com uns óculos de 2 mil dólares já no próximo ano (2025).
Para reduzir os custos, estes óculos dispensariam o sistema EyeSight com ecrã externo para replicar os olhos do utilizador, e utilizariam componentes mais baratos, como o ecrã e processador. Alguns rumores apontam para que os óculos pudessem ficar dependentes do processamento de um iPhone, iPad, ou Mac, mas não se sabe se isso já seria feito nesta próxima versão. O preço de 2 mil dólares colocaria os óculos no patamar de preço de um iPhone ou iPad nas versões de maior capacidade, mas a grande diferença é que, enquanto um iPhone ou iPad será um dispositivo de uso frequente no dia a dia, o mesmo não se poderá dizer - pelo menos por agora - para os óculos VR; o que significa que mesmo este preço de $2000 poderá continuar a ser excessivo para a maioria das pessoas, tendo em conta que será um produto para "uso ocasional".

Enquanto isso, a Apple também irá preparar uns Vision Pro 2 para 2026, e uns óculos inteligentes (com lentes transparentes) para 2027 - talvez em preparação para os eventuais óculos Orion da Meta.

Sem comentários:

Enviar um comentário