A Microsoft revelou que irá ser necessário pagar $30 para manter o Windows 10 actualizado por mais um ano após o fim do suporte oficial.
O suporte oficial do Windows 10 vai terminar a 14 de Outubro de 2025. Para as empresas, a MS já tinha anunciado que irá haver um plano de suporte prolongado - ESU (Extended Security Updates) - mas não tinha dito como é que ficaria o caso para os utilizadores domésticos.
Para as empresas, a MS vai cobrar $61 pelo primeiro ano de suporte adicional, $122 pelo segundo ano, e $244(!) pelo terceiro ano - sendo pagamentos cumulativos, pelo que quem quiser actualizar o Windows 10 três anos após o fim do suporte, sem ter pago os anos anteriores, continuará a ter que pagar $427 (o que será quase suficiente para comprar um computador novo). Agora, ficamos a saber que para os consumidores finais, haverá apenas uma única opção: a de prolongar o Windows 10 por mais um ano por $30.
Embora, obviamente, o ideal fosse disponibilizar a actualização gratuitamente, temos que ter em consideração que se trata de manter o suporte para além do período oficial que foi anunciado. Quando muito, poderemos criticar a MS por ter bloqueado o Windows 11 em milhões de computadores mais antigos, que terão que recorrer a artimanhas e formas não-oficiais de correr o Windows mais recente. Isto deixa todo esse imenso parque informático sem qualquer forma de correr um sistema Windows de forma oficial e segura - o que poderá acabar por resultar em boas consequências indirectas, se essas pessoas se aventurarem a experimentar uma distro Linux como o popular Ubuntu.
Ou então instalar o Linux Mint, pois é provavelmente a distribuição Linux mais apropriada para iniciantes na atualidade:
ResponderEliminarhttps://linuxmint.com/